Fomento à iniciação científica destaca ações importantes do Campus

Após realizar a 17ª SNCT, Campus prepara estudantes para participarem do Conic

A 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Campus Recife, realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, recebeu grande público em sua primeira versão virtual do evento. A partir do tema “Inteligência Artificial: A nova fronteira da Ciência Brasileira”, foram disponibilizadas aos participantes apresentações de mais de 300 trabalhos acadêmicos, realização de cerca de 120 atividades e uma série de 7 palestras com convidados nacionais e internacionais, além da exibição de diversas apresentações culturais. Com o encerramento da SCNT, outro importante processo envolvendo todos os participantes do evento é a realização da avaliação on-line (aqui). A partir do preenchimento do formulário, outras edições da SNCT podem receber melhorias e sugestões do público.

Apesar de todo o desafio da organização em realizar pela primeira vez a Semana de forma digital, o resultado adquirido ultrapassa a expectativa de todos os envolvidos na realização da SNCT 2020. Para o presidente da comissão organizadora da SNCT, professor Rony Glauco de Melo, todo o esforço doado pela equipe foi recompensador. “Houve muitos obstáculos que antecederam o evento, até pela questão de incertezas relativas à situação de como estaria o cenário de pandemia. Com isso, tivemos que nos readaptar e encontrar formas para entregar ao público materiais de qualidade e que serão bastante úteis. Estamos muito realizados”, revela.

Além de todos os conteúdos que integraram a SNCT, as apresentações pré-Conic também fizeram parte da programação. As exibições dos projetos tiveram como objetivo preparar os estudantes do Campus que participarão do Congresso de Iniciação Científica (Conic) do IFPE, previsto para acontecer no mês de dezembro. O evento marca a apresentação dos resultados das pesquisas conduzidas pelos estudantes vinculados aos programas de Iniciação Científica (Pibic) e de Desenvolvimento Tecnológico (Pibiti), além da Bolsa de Incentivo Acadêmico (BIA).

Através das apresentações desse pré-Conic, o Campus Recife possibilitou aos estudantes uma maior preparação e últimos ajustes dos projetos para o dia de realização do evento, como explica a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) do Campus, Sofia Brandão. “Nosso papel é trabalhar junto aos estudantes, preparando, motivando e orientando para que eles cheguem ao Conic mais desenvoltos e cientes da dinâmica de uma apresentação e de um trabalho científico. Encontramos um caminho pra atender mais essa atuação necessária junto com esses discentes pesquisadores”, comenta.

Todo os conteúdos da Semana estão disponíveis na plataforma do YouTube, através do canal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Campus Recife. Apenas os trabalhos PIBITI ficam disponíveis para avaliadores. Além dos avaliadores da SNCT, tanto a comunidade interna quanto o público externo também podem ter acesso a todo o material até o dia 30 de outubro.

Projetos Links
Exatas – PIBIC – Superior – 2019 Disponível aqui