Garotas do Campus participam da primeira fase do Technovation Challenge

Competição busca inserir meninas em áreas da tecnologia e pode leva-las à fase final numa das mais renomadas universidades do mundo

O meio tecnológico ainda é majoritariamente dominado pelos homens, porém, na intenção de reverter esse quadro e dar visibilidade às mulheres na área, surgiu o Technovation Challenge, competição dedicada às estudantes do sexo feminino entre 10 e 18 anos, que desenvolvem aplicativos de impacto social. O torneio de âmbito mundial busca selecionar os dez melhores projetos para participarem da fase global que acontecerá em agosto, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), na cidade de Boston (EUA). Em vista a inserção na área tecnológica, experiência adquirida e sororidade, os grupos do Campus inscritos na seleção têm pontos em comum, a prestação de serviço à comunidade e equidade entre os gêneros.

As estudantes do Curso Técnico de Edificações, Amanda Arruda, Anna Luisa Carvalho, Brenna de Lyra, Dayane Lima e Sthefany Cabral desenvolveram um aplicativo chamado “Loma”, coordenado por Thallita Albuquerque, gestora do Porto+. A ferramenta busca unir e estimular meninas do ensino médio num espaço que possam interagir, discutir novas ideias e inspirar umas às outras. O app também servirá para o compartilhamento de matérias de estudos, dicas e outras formas de trocar conhecimentos, além de disponibilizar um calendário colaborativo com oportunidades nacionais e internacionais para meninas do ensino médio. “Nos motivamos pela vontade de trazer cada vez mais garotas a espaços antes não atingidos. Percebemos que precisávamos criar algo que ajudasse a igualar oportunidades para jovens em diferentes recortes de gênero, raça e classe”, afirma Amanda.

Outro grupo do Campus que está na disputa para uma das dez vagas é o Capiba Girls, formado pelas discentes Amanda Ribeiro, Bruna Xavier, Laura Araújo, Laura Mendes e Rebeca Regina, todas do Curso Técnico de Eletrônica. O aplicativo desenvolvido por elas é o “Green Box”, supervisionado pelo professor Anderson Moreira. O app visa uma conexão entre moradores de rua e pessoas dispostas a ajudar. A partir da ferramenta, microempreendedores podem se cadastrar e divulgar seus itens, com isso, usuários podem comprar de forma online e a mercadoria será destinada às pessoas em vulnerabilidade social. A proposta além de contribuir com o público desassistido trará lucratividade para os pequenos comerciantes atingidos pela crise instaurada pela Covid-19. “O que mais nos motivou foi o desejo em ajudar àqueles que mais necessitam, pois no Recife há mais 3 mil pessoas vivendo nas ruas. Além de sabermos da dificuldade para manter o pequeno comércio, em tempo de crise”, relatata Laura Mendes.

O Technovation Challenge irá custear as despesas dos grupos classificados para a próxima fase no MIT, além de premiar no valor de aproximadamente 12 mil reais a equipe campeã da categoria Junior (10-14 anos) e a equipe vencedora da categoria Senior (15-18 anos). Para saber mais da competição e das regras estabelecidas para o torneio, basta acessar a matéria sobre a edição 2020 do Technovation Challenge. E pra ficar por dentro das equipes do Campus que irão concorrer, basta seguir (@loma_app e @capibagirls) no instagram.