Gentileza e inspiração para receber o novo semestre

Ação da DPI transforma paisagem do Campus

E se no lugar das placas antipáticas e sem graça de “não pise na grama”, você se deparasse com mensagens positivas e coloridas? É assim que a comunidade acadêmica vai encontrar os gramados do Campus a partir desta quarta (06/02), data que marca oficialmente o início do primeiro semestre de 2019. A ideia surgiu de uma reunião de planejamento entre os gestores do Campus. “Achamos que as placas convencionais não combinam com o jeito com que queremos conviver com a nossa comunidade”, explica a diretora de Políticas Institucionais Carol Bello, que apresentou o projeto.

Carol reuniu a equipe de estagiários da Coordenação de Eventos e Assessoria de Comunicação para uma tarefa inusitada: recolher as placas e significá-las. “Todo mundo sugeriu frases positivas, que trouxessem um pouco de aconchego e também de incentivo”, lembra. O estagiário da CACE e estudante do curso de Turismo Marcilio Nóbrega achou a ação inusitada, mas muito valiosa: “Você sempre vê mensagens impessoais nesse tipo de coisa, mas que não comunicam nada. Com essa mudança, estamos compartilhando mais”, diz. Dentre as tantas mensagens, ele destaca uma que traz sua frase preferida, extraída do filme Star Trek: A mudança é o processo essencial de toda existência.

Além da escolha das frases, os estagiários também se esforçaram para fazer uma composição estilosa. Neila Barbosa, também da Cace, destaca o processo criativo com o uso de cores e elementos lúdicos. Ela também tem uma frase preferida (Nunca desista, coisas boas levam tempo) e acha que a ação pode mudar a relação das pessoas com o Campus: “As placas novas mostram empatia”, resume. No total, foram confeccionadas 40 placas, utilizando apenas canetas coloridas e muita criatividade. Alguns modelos também foram preparados pelas estudantes de design do Campus Maiara Barbosa e Micaelle Lima, que se juntou voluntariamente ao projeto.

Orgulhosa do trabalho, a estagiária de jornalismo Lucia Calazans escolheu uma frase que é uma espécie mantra pessoal (Continue tentando. Não desista, combinado?) e acha que o projeto faz um afago na paisagem do Campus. “Quanto mais positividade e incentivo, melhor para todo mundo”, resume a estudante. Com tantas opções, os gramados do Campus vão se tornar verdadeiros espaços de inspiração e consequentemente, de cuidado e responsabilidade. É que o argumenta Carol Bello, para quem a placa preferida pode ser muito útil para as famosas semanas de prova: “Inspira, respira e não pira”.