Notícias
Gráfica-Escola do IFPE Campus Recife participará do evento internacional de tipografia
Projeto de extensão promoverá atividades durante o encontro em São Paulo
O projeto de extensão do Campus Recife, Gráfica-Escola, participará do prestigiado Dia Tipo SP, evento internacional de tipografia que acontecerá em São Paulo no dia 13 de dezembro, com a temática “Tipografia e Ensino”. A edição deste ano terá a Gráfica-Escola como um dos destaques da programação, representando a inovação e a preservação da cultura gráfica pernambucana.
No evento, o coletivo conduzirá uma oficina que promete ser uma imersão nos processos de impressão analógica. A atividade foi planejada para introduzir os participantes à experiência tipográfica, permitindo o contato direto com tipos móveis e a criação de composições tipográficas autorais. Além da prática, a equipe também proferirá uma palestra sobre o acervo gráfico e as atividades cotidianas que tornam a Gráfica-Escola uma iniciativa única e sua contribuição para o ensino de design.
A participação no evento reforça o compromisso da Gráfica-Escola em conectar a herança gráfica tradicional com as discussões contemporâneas no campo do design e da educação.
Inaugurada em 2024, a Gráfica-Escola funciona como um centro de experimentação colaborativa, sob a coordenação dos professores Eduardo Souza e Josinaldo Barbosa, do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico. A iniciativa surgiu a partir do resgate do maquinário gráfico do Instituto Federal, consolidando-se como um ambiente formativo para estudantes e um polo de apoio para artistas e designers, com a missão de manter viva a cultura gráfica.

Entre os projetos desenvolvidos pela equipe, destacam-se o fanzine experimental “A Fábrica de Flusser” (2024) e o livro de artista “Tormenta” (2025). O primeiro traduz graficamente o ensaio do notório filósofo do design, Vilém Flusser. O fanzine foi destaque da Bienal de Design Gráfico de 2024 e da II Mostra Brasileira de Design da Informação. Já “Tormenta” se concretiza como um acervo vivo, resultado da residência gráfica da designer e ilustradora Laura Morgado, que integra uma pesquisa de memória gráfica dos movimentos sociais da América Latina. Além disso, a Gráfica-Escola ajudou a prestar uma homenagem aos servidores aposentados do campus ao produzir o cordel comemorativo para a ocasião dos 116 anos do IFPE.

Sobre a Gráfica-Escola – A Gráfica-Escola transformou um patrimônio histórico em um laboratório vivo de criação e aprendizado. Seu objetivo é fomentar a cultura gráfica por meio de práticas colaborativas, workshops e apoio à produção artística, servindo como um modelo inovador no cenário educacional brasileiro.