Início do conteúdo

Grupo desenvolve software de medição durante quarentena

Programa pode ser utilizado tanto no meio acadêmico quanto na área industrial


Mesmo diante do cenário desafiador da pandemia de covid-19, integrantes do Campus dedicados à pesquisa têm se esforçado para dar sequência a alguns trabalhos. Um grupo que manteve atuação, por meio de encontros virtuais, foi o de “Toleranciamento e Metrologia”, que apresenta contribuição importante na área de Gestão da Qualidade. No meio industrial, para o controle de qualidade, como também em determinadas atividades de pesquisa, muitas vezes, é necessária a delimitação de amostras de elementos ou de uma população. Nesse sentido, o grupo desenvolveu um software que determina o tamanho da amostra necessária para atingir confiabilidade no processo de avaliação, tanto no âmbito industrial quanto em pesquisas científicas. Com o desenvolvimento do programa “Sample Size Calc”, analistas de processos industriais e pesquisadores científicos serão beneficiados em suas rotinas de trabalho, tornando-as mais eficazes. A ferramenta está disponível de forma gratuita, através do endereço: https://sites.google.com/site/samplesizecalcsoftware.

Coordenado pelo professor José Eduardo Ferreira, de Mecânica, o grupo, que é interdisciplinar, conta com profissionais das engenharias mecânica, química e de produção, além da área farmacêutica. Participam os docentes do Campus Recife Antônio Marcos Soares, Eduardo Alécio e Nelson Gonçalves da Silva. Ainda compõem o grupo o docente da UFPE Carlos Oliveira, da UPE Rogério Pontes e o professor do CEFET-RJ Sidney Oliveira. Os estudantes do Campus Recife Lucas Freire, Lyálisson Fagundes, Marcus Torres e Mázio Silva estão, igualmente, envolvidos no projeto.

Dentre as funcionalidades do software, destacam-se o ambiente interativo por meio da homepage de fácil utilização e o fornecimento rápido e confiável do tamanho mínimo da amostra. “Ele calcula o número exato de amostras que você terá que medir em função do tipo de processo que você desejar. É de grande serventia tanto para o âmbito acadêmico, quanto industrial”, explica o professor Antônio Soares.

Ao longo de sete anos de atuação, além da produção de artigos para congressos e revistas, o grupo Toleranciamento e Metrologia obteve duas patentes e sete registros de software. Devido ao isolamento social, a equipe passou a se reunir por videoconferência, ocasiões nas quais idealizaram e produziram o “Sample Size Calc”. Para Antônio, a dedicação do grupo e o incentivo institucional por parte do Campus foram fatores importantes para que o projeto fosse desenvolvido de forma remota. “Levamos do dia 19 de março ao dia 05 de junho para desenvolver o software. A ideia surgiu durante a quarentena. Isso evidencia a produção científica e tecnológica no âmbito institucional, inclusive, durante o isolamento social”, salienta o docente.

Fim do conteúdo