Início do conteúdo

Guarda-Chuva Coletivo de Teatro celebra publicação independente do livro Retratos de Amor durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento reuniu estudantes, egressos e docentes


A comunidade acadêmica do IFPE Campus Recife vivenciou, na última quinta-feira (23), um momento de celebração artística e cultural durante a programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Dentro do eixo temático “Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação em diferentes áreas do conhecimento”, o Guarda-Chuva Coletivo de Teatro apresentou-se no Palco Aberto, evento realizado no auditório do campus e organizado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC), coordenado por Josemar José Barbosa.

A ocasião marcou um capítulo importante na trajetória do grupo: a publicação independente do livro Retratos de Amor, obra autoral dos antigos integrantes, que estreou em 2022, durante a 10ª Mostra de Extensão do IFPE. Três anos após sua estreia nos palcos, o texto retorna ao campus em formato literário. O livro foi publicado pela editora Dialética e encontra-se disponível em seu site.

O Guarda-Chuva Coletivo de Teatro nasceu a partir do Grupo Arte em Movimento (GAM), grupo de teatro do IFPE de caráter extensionista, nas áreas de Teatro e Dança. Criado no ano 2000 pelo professor Black Escobar, o GAM segue até hoje com suas atividades sob a coordenação do NAC, fomentando a formação artística e cultural na comunidade acadêmica.

Durante o evento, o grupo apresentou uma cena curta do espetáculo Retratos de Amor, sob direção de Jãvi Lima, emocionando o público presente. Além da apresentação, promoveu uma mesa de diálogo sobre “O papel da arte na formação profissional”, que contou com a participação de três convidados especiais: Renato Paixão, licenciando em Dança e egresso do grupo de Dança do IFPE; Gustavo Barreto, sociólogo e membro do Conselho Nacional de Juventude, egresso do Coral do IFPE; e Fábio Queiroz, engenheiro ambiental, mestrando em Desenvolvimento Sustentável, egresso das atividades de Teatro do Instituto.

O encontro destacou o impacto da arte na construção de trajetórias profissionais diversas e reforçou o papel transformador da expressão artística na formação integral dos estudantes.

Em gesto simbólico, o Guarda-Chuva Coletivo de Teatro doou dois exemplares do livro Retratos de Amor à Biblioteca do campus, ampliando o acesso à obra para toda a comunidade acadêmica.

Encerrando a apresentação, o grupo compartilhou uma novidade: em janeiro de 2026, o Coletivo participará da competição de Cenas Curtas do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, com duas cenas da peça Retratos de Amor: “Entrelinhas”, apresentada no IFPE, e “Afetos de Outro Mundo”.

Atualmente, o Guarda-Chuva é composto por: Camylly Monteiro, Duda Gomes, Graça Freire, Gustavo de Lima, Isis Schor, Jãvi Lima, Lucas Alerrando, Marina Medeiros, Nathalia Ventura, Paulo Welker, Pedro Lemos e Ruana Toledo.

 

Fim do conteúdo