IFPE e Porto Digital abrem oportunidade para discentes de TADS

Abertas, até o dia 09 de março, as inscrições para a turma 2021.1 do Programa de Residência do Porto Digital

Estão abertas as inscrições para a turma 2021.1 do Programa de Residência do Porto Digital, que oferece capacitação na área de Engenharia de Software, com ênfase em desenvolvimento de sistemas. Estudantes do Curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Campus Recife podem participar do processo seletivo. Nesta primeira fase do programa, serão selecionados 20 discentes. Outros alunos classificados serão colocados em um cadastro de reserva. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Porto Digital e o IFPE, com objetivo de qualificar estudantes para ocuparem as vagas abertas nas áreas de Tecnologia da Informação e da Economia Criativa, que sofrem com a carência de profissionais qualificados.

As inscrições, que seguem até o dia 09 de março, são feitas pelo preenchimento do formulário disponível aqui. Para se inscrever e estar apto a concorrer às vagas, o candidato deverá estar com matrícula ativa no curso de TADS. As vagas disponibilizadas nesta primeira fase serão preenchidas, prioritariamente, pelos alunos que estão cursando a partir do 2° período. Caso não ocorra o preenchimento do total de vagas, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas pelos demais candidatos que estão cursando o 1° período. A seleção vai se dar de forma classificatória através do coeficiente de rendimento do estudante.

Inspirado nas residências médicas, no Programa, os alunos contarão com formação teórica, com professores do IFPE, e desempenharão atividades práticas em um ambiente real nas empresas parceiras do Porto Digital. Durante o programa, conceitos básicos e avançados na área de Engenharia de Software serão apresentados em sala de aula e vivenciados paralelamente em laboratório, através de atividades práticas. No entanto, em função da pandemia de covid-19, inicialmente as atividades serão realizadas em formato remoto, até haver condições sanitárias que permitam a transição para o modelo híbrido ou presencial.

Os estudantes selecionados precisarão disponibilizar, ao menos, 10h semanais para o projeto. O resultado será divulgado no dia 10 de março. Já a realização da primeira fase do programa será entre 11 de março e 14 de agosto de 2021. Quem precisar tirar dúvidas, basta enviar e-mail para vilmarnepomuceno@recife.ifpe.edu.br. Para ter acesso ao edital com todos os detalhes, clique aqui.

Inscrições para o Programa de Residência do Porto Digital
Abertas até o dia 09 de março | Formulário disponível aqui