IFPE Recife atua com quatro projetos na Imersão Científica 2024 do Programa Futuras Cientistas

Com projetos de Química, Mecânica e Ambiental, o Campus contribui para aproximar meninas e mulheres das áreas de STEM

O IFPE Recife, que teve quatro projetos aprovados no Programa Futuras Cientistas do Cetene, deu início à sua contribuição na Imersão Científica 2024.

O programa de gênero do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é direcionado ao desenvolvimento do pensamento e de atividades científicas transdisciplinares das Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM, em inglês) e destinado a alunas e professoras do Ensino Médio de escolas públicas. A intenção é incentivar que mais meninas e mulheres atuem nas áreas de STEM.

A partir da imersão científica, que promove atividades até o final de janeiro, as estudantes e professoras selecionadas pelo programa vão participar de vivências em laboratórios e palestras relativas à Ciência e Tecnologia e à atuação da mulher em prol de mudanças sociais.

O campus participa da programação da imersão científica por meio da atuação dos professores-tutores com projetos na área Ambiental, na de Química e de Mecânica. São eles:

– “Estudo e análise da eficiência de um motor de combustão interna tipo diesel utilizando biodiesel” | Coordenado pela professora Andrezza Carolina e desenvolvido pela equipe de docentes Héber Nunes, José Urbano e Jacek Stanislaw;

– “EcoPhot – Construção de um fotômetro utilizando LEDs e materiais de baixo custo para monitoramento de poluentes ambientais em água: Teoria e prática” | Coordenado pelo professor Romero Barbosa e desenvolvido junto com a docente Michelle Patrícia e as estudantes Sílvia Santos, Maria Lima e Maria de Sousa e o discente Isaque Silva.

– “Avaliação da biodegradação no solo de agrotóxicos utilizados na agricultura” | Coordenado pela professora Marília Lyra e desenvolvido pela equipe de docentes Rogéria do Nascimento e Rejane Nogueira, junto com as discentes Julia Neves e Maria de Sousa.

– “Consciência química, sustentabilidade e promoção de bem-estar na produção de  cosméticos naturais”, da professora Virgínia Souza  em parceria com os docentes João Carlos Ramos e Robson Barros.

Abertura – A solenidade de abertura da Imersão Científica 2024 do Programa Futuras Cientistas aconteceu no dia 04 de janeiro, no auditório do Cetene, que é vizinho do IFPE Recife, na Cidade Universitária. Membros dos projetos participantes do campus marcaram presença.

Campus na mídia | Participação do campus na Imersão Científica