Notícias
IFPE Recife comemora formação de 83 mulheres em cursos do programa Mulheres Mil
Cerimônia de certificação aconteceu no dia 17/12, abrangendo ainda concluintes dos campi Abreu e Lima e Cabo
O IFPE Recife celebra a formação de 83 mulheres que participaram de cursos de qualificação profissional oferecidos no campus pelo programa Mulheres Mil do IFPE. As oportunidades no campus, com os cursos de Monitora de Atividades de Lazer e Recepcionista de Eventos, foram destinadas a mulheres em situação de rua. A cerimônia de certificação aconteceu, na última terça-feira (17/12), em conjunto com outras concluintes de cursos ofertados nos campi do IFPE de Abreu e Lima e Cabo de Santo Agostinho.
Com o diferencial de uma metodologia de Acesso, Permanência e Êxito, o Programa Mulheres Mil está estruturado nos eixos de Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável, com foco em temas como direitos e deveres das mulheres, empreendedorismo, economia solidária, saúde, elevação da autoestima, entre outros, buscando promover a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania.
A iniciativa foi um projeto piloto interministerial lançado em abril de 2024 e implementado pelos Institutos Federais dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e pela Escola Técnica Federal de Palmas.
Entre os que fizeram parte da mesa de honra o reitor do IFPE, José Carlos de Sá; a professora Maria Clara Catanho, representando a Direção-Geral do Campus Recife; a coordenadora-geral do Programa Mulheres Mil do IFPE, Adiliane Batista; a Diretoria-Geral do Campus Abreu e Lima, Fátima Cabral; o Diretor-Geral do Campus-Cabo de Santo Agostinho, Daniel Assunção; a Auditora Fiscal do Trabalho na Superintendência Regional de Trabalho de Pernambuco do Ministério do Trabalho e Emprego, Teresinha de Lisieux.
A solenidade para entrega de certificados contou também com atração cultural, marcada pela apresentação de seis cantores/as acompanhados/as ao teclado pelo professor de Música do IFPE Recife Flávio Lima.