IFPE Recife dá as boas-vindas às/aos estudantes ingressantes

Evento do Acolhimento levou informações, na manhã desta terça (14/03), a discentes e familiares. Programação segue até à noite

Nesta terça-feira (14/03), o IFPE Recife, com comunidade de servidores(as) em preparação, nas últimas semanas, para o semestre letivo 2023.1, retomou a vivacidade e vibração costumeiras com a chegada das/dos mais novas/os estudantes da Instituição. O encontro do Acolhimento reuniu, pela manhã, no auditório, os/as discentes ingressantes dos cursos integrados manhã e tarde e seus/suas responsáveis, que tiveram a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre o funcionamento institucional. Ainda realizaram um tour para se familiarizar com as dependências do campus. Em distintas salas de aula do IFPE Recife, alunas/os ingressantes de Cursos Superiores também receberam as boas-vindas, bem como as orientações necessárias à condução do novo semestre. Durante a manhã, foi reservado, inclusive, momento para os familiares receberem fardamento e kit de livros didáticos dos estudantes do Integrado.

Participantes da programação do auditório, as amigas de 15 anos de idade Vanessa Sales e Elaine Silva, que já foram colegas de escola, quando mais novas, voltam a estudar juntas, agora no Instituto, respectivamente, nos cursos de Segurança do Trabalho manhã e Eletrônica tarde. Na oportunidade, Elaine comentou do sonho que a acompanhava, há bastante tempo, de se tornar discente do IFPE. Conta que a família a incentivou e ela passou, então, a procurar informações sobre a Instituição. Já Vanessa teria se motivado a tentar ingressar no campus a partir da indicação de professores da escola pública onde estudava, no bairro da Mustardinha, no Recife. “Alunos de rede pública também conseguem realizar sonhos como o de entrar no IFPE. Muito me orgulho de passar justamente para uma instituição também pública e de qualidade top, como o Instituto”, colocou.

A psicóloga Andreza Santos, mãe de Maria Luiza Torquato, 15, novata de Química Industrial, enquanto circulava pelo campus para conhecer a infraestrutura, apontou a importância de momentos a exemplo do Acolhimento também para eles, familiares: “Às vezes, o estudante vem de escola pequena e sentem receio de adentrar num universo novo, inclusive grande, como a Instituição. Esse encontro de boas-vindas contribui para eles se sentirem mais acolhidos e a gente, como responsáveis deles, mais seguros”.

A programação do evento seguirá pela tarde, a partir das 13h30, também no auditório, com o acolhimento das/os discentes dos cursos subsequentes turnos manhã e tarde. Quem for estudante de curso subsequente do turno noturno será recepcionado, no mesmo local, às 19h. Reforça-se que a comunidade acadêmica dos cursos superiores noturnos vai se distribuir, às 19h, em diferentes salas de aula do campus, conforme informação divulgada e detalhada no Instagram IFPE Recife (@ifperecife).