Início do conteúdo

IFPE Recife dá início à 21ª SNCT, com vasta programação até quinta (17/10)

Evento vai refletir sobre os biomas brasileiros e diversidade de saberes a partir do acervo científico e extensionista do campus


Diante das emergências climáticas, cenário de queimadas no Brasil, revela-se oportuno o tema a ser explorado, nos próximos três dias, no IFPE Recife, durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Desta terça (15/10) a quinta (17/10), as quase 100 atividades estão amarradas, em sua maioria, sob a temática “Desafios e perspectivas sustentáveis dos Biomas Brasileiros – Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”, um mote que está conectado com muitos cursos, áreas e trabalhos presentes no campus. Neste dia dos/as professores/as, o auditório recebeu solenidade de abertura, que contou com apresentação do cantor e poeta popular Roberto Lins, com letras e declamações exaltando a Caatinga. Saudaram a comunidade presente e convidaram o público externo para participação no evento o secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC Pernambuco), Tadeu Pinheiro, o reitor do IFPE, Zé Carlos de Sá, o diretor-geral do Campus Recife, Fábio Nicácio, além do professor Marcos Macedo, representando a Diretoria de Ensino, do diretor de Extensão, Hilson Vilar, do diretor de Pesquisa, Ricardo Luís Alves, e a coordenadora desta edição do evento, professora Rogéria Mendes.

A docente Rogéria destacou a oportunidade oferecida pelo evento de o público conhecer melhor os seis biomas brasileiros, a diversidade de saberes advindos tanto das instituições formais de ensino, quanto das representações sociais, com a tecnologia alicerçada não apenas na produção científica formal, mas fundamentada, igualmente, no conhecimento popular. Os demais representantes da Instituição, em comum, ressaltaram a contribuição de eventos como a SNCT com soluções para os diferentes desafios sociais e o compromisso institucional em estar próximo da comunidade. “Trabalhamos com o propósito de possibilitar à sociedade uma melhor condição a partir de uma instituição engajada com o social, preocupada com o futuro, a partir da resolução de problemas”, comentou Macedo.

O acervo do campus, em termos de produção científica e extensionista, estará sendo apresentado nos próximos dias, com visita programada, inclusive, de estudantes do Ensino Fundamental, na perspectiva de despertar cedo o interesse pela Ciência. Hilson frisou os 35 projetos ativos na Extensão do campus, todos eles em diálogo com a comunidade. “São 210 mil investidos na área este ano. Então, a SNCT representa a culminância do trabalho desenvolvido, uma grande prestação de contas para a sociedade do que geramos com esses recursos. Os trabalhos extensionistas estarão expostos, até quinta-feira, no hall.

A abertura seguiu com apresentação de painéis explorando o bioma da Caatinga, conduzidos pela professora da UPE Solange Coutinho, que também atua como pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, e pelo docente José Aleixo, do Mestrado Profissional em Gestão Profissional do campus.

As atividades nesta terça seguem pela tarde e noite. A programação completa da 21ª SNCT do IFPE Recife pode ser conferida aqui e prestigiada até esta quinta (17/10) pelo público geral, entre exposições, feira de conhecimento, feira de artesanato, minicursos, mostra de trabalhos, palestras, oficinas e apresentações culturais.

Registros fotográficos aqui.

21ª SNCT do IFPE Recife
De terça (15/10) a quinta (17/10)
Campus Recife (Av. Prof. Luiz Freire, 500, Cidade Universitária)
Programação aqui
Inscrições aqui

Fim do conteúdo