Início do conteúdo

IFPE Recife lança projeto Eco Sniff neste mês de agosto para monitoramento sustentável de resíduos

Reunião de apresentação do projeto aconteceu nesta quarta (20/08)


A equipe do projeto Eco Sniff: Monitoramento e Sustentabilidade com Sensores Inteligentes, do IFPE Recife, se reuniu nesta quarta-feira (20/08) para uma reunião de apresentação do projeto no auditório do Centro de Pesquisa.

O projeto, desenvolvido no Campus Recife, foi aprovado na Faixa B (R$ 100.000,00) do EDITAL Nº 12/2025 – FACEPE Pernambucanas Inovadoras, e está iniciando as atividades neste mês de agosto de 2025. O Eco Sniff foi desenvolvido no Campus Recife e tem como instituição parceira a empresa Lógica Ambiental, especializada em compostagem e inovação ambiental.

Durante a reunião, estiveram presentes a coordenadora do projeto, Aida Araújo; Luciana Cantarelli, sócia da empresa Lógica Ambiental; e os/as pesquisadores/as do IFPE Ioná Barbosa, Vânia Carvalho, Sofia Rodrigues, Gilmar Brito, Romero Assis; além dos/as bolsistas Rebeca Silva, Ana Paula Silva, Maria Luiza Souza, Larissa Lira, Thiago Pereira, Leonardo Lima; e os estagiários do laboratório Grendes&Labgeo, Leonardo Lima e Adriano Silva.

O projeto Eco Sniff: Monitorando a Sustentabilidade com Sensores Inteligentes tem como objetivo desenvolver uma tecnologia simples, de baixo custo e fácil utilização, capaz de monitorar a liberação de gases durante o processo de compostagem de resíduos orgânicos. Esses gases, além de contribuírem para o aquecimento global, também causam fortes odores que afetam o bem-estar da população próxima às estações de tratamento de resíduos. A tecnologia proposta será composta por sensores capazes de identificar os principais gases liberados na compostagem, como metano, amônia e gás sulfídrico. Esses sensores serão conectados a uma plataforma digital, onde os dados poderão ser visualizados em tempo real, por meio de celulares ou computadores.

O projeto traz como benefícios a melhoria da qualidade ambiental urbana, a promoção da compostagem como solução sustentável para os resíduos sólidos, o estímulo ao uso de tecnologias nacionais acessíveis e a geração de dados úteis para políticas públicas e práticas empresariais mais responsáveis. O sistema também poderá ser utilizado em outros contextos, como fazendas, cooperativas de reciclagem, aterros sanitários e centros de pesquisa.

O Eco Sniff proporciona uma contribuição para o meio ambiente e também tem forte impacto social e educacional. O projeto será desenvolvido por uma equipe multidisciplinar formada por pesquisadores e estudantes do IFPE, promovendo a inclusão de mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, historicamente dominadas por homens. Com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), o Eco Sniff busca não apenas reduzir o impacto negativo do lixo nas cidades, mas também inspirar novas soluções sustentáveis e acessíveis para os desafios ambientais.

Fim do conteúdo