Notícias
IFPE Recife promove curso sobre Introdução ao Uso de Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na Pesquisa
Inscrições são destinadas a servidores/as
A Escola da Pessoa Pesquisadora do IFPE Recife lança o Curso Introdução ao Uso de Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na Pesquisa. A atividade é destinada a servidores/as do campus e tem como objetivo apoiar os/as participantes na escrita de projetos e no mapeamento de literatura científica.
Estão sendo ofertadas 20 vagas. Os/as interessados/as podem se inscrever até o dia 13 de agosto ou até o preenchimento das vagas, informando nome completo e contato telefônico para o e-mail: epp@recife.ifpe.edu.br. O curso disponibilizará certificado com carga horária de 8 horas para os/as participantes.
As aulas serão ministradas nos dias 14/08 e 21/08, das 14h às 18h, no laboratório de informática, localizado no Bloco F do campus. O facilitador será Rony Melo, mestre e doutor em Engenharia Química, com ênfase na aplicação de métodos matemáticos, especialmente redes neurais. É também especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Foi pesquisador visitante na Universidade de Cranfield, onde atuou na área de Segurança Organizacional. Rony é usuário assíduo do ChatGPT e de outros modelos desde seu lançamento.
Conteúdo do curso
Primeiro Encontro 14/08 (4h)
Tema: Mapeamento de Literatura com Inteligência Artificial (IA)
- Introdução ao uso de Inteligência Artificial (IA) em contextos acadêmicos;
- Como elaborar perguntas de pesquisa eficientes e utilizá-las para mapear artigos relevantes com o auxílio da Inteligência Artificial (IA);
- Uso do NotebookLM para buscar, resumir e organizar informações extraídas de artigos (base de dados do/a usuário/a).
Segundo Encontro 21/08 (4h)
Tema: Escrita Acadêmica com Inteligência Artificial (IA)
- Uso de chatbots como ChatGPT e Gemini para estruturar textos de projetos (introdução, justificativa, objetivos etc.), com base nos pressupostos teóricos do estudo;
- Comparação entre diferentes modelos de Inteligência Artificial (IA),(versões do ChatGPT e outras ferramentas), destacando seus pontos fortes e limitações no contexto da escrita científica.