IFPE Recife recebe premiação no Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos 2024

Evento premiou artigo de autoria do professor Hilson Vilar em parceria com estudantes da UPE

O IFPE Campus Recife teve participação colaborativa e artigo premiado no Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), edição 2024. Organizado há mais de vinte anos pela Sociedade Brasileira de Computação, o Simpósio é o principal evento sobre colaboração e tecnologias de apoio à colaboração do Brasil, e um dos maiores da América Latina.

A edição deste ano, ocorrida entre os dias 29 de abril a 03 de maio, teve participação dos pesquisadores do Instituto Federal de Pernambuco, campus Recife, do Grupo em Pesquisa Aplicada em Desenvolvimento de Sistemas (GRENDES), liderado pela professora Aida Ferreira, que teve seis artigo aceitos, incluindo o artigo “Democratização da alimentação escolar a partir de um protótipo open-source, colaborativo, baseado em PWA”, desenvolvido pela comunidade IFPE Open Source.

O artigo “Health Guardian – A inteligência Artificial a serviço do tratamento das doenças tropicais negligenciadas”, desenvolvido pelo professor Hilson Vilar em conjunto com os pesquisadores Maicon Lino, Maria Eduarda Ferro e Patrícia Takako Endo, da Universidade de Pernambuco (UPE), receberam o prêmio de melhor artigo na trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes. O trabalho propõe um aplicativo colaborativo, que utiliza inteligência artificial para auxiliar profissionais de saúde no processo de tomada de decisão para o tratamento de doenças como a tuberculose, arboviroses e hanseníase.

Para ter acesso aos detalhes do evento, acesse aqui.