Início do conteúdo

IFPE Recife sedia cerimônia de aniversário da turma de Segurança do Trabalho de 1979

Turma fez parte da antiga Escola Técnica Federal de Pernambuco


Foi realizada na última sexta-feira (21/02), a cerimônia de 45 anos de formatura da turma de 1979 do Curso de Segurança do Trabalho da então Escola Técnica Federal de Pernambuco (ETFPE), que antes de passar a ser o atual IFPE Campus Recife, também funcionou como Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (CEFET-PE).

A cerimônia contou com a participação do coordenador do curso de Segurança do Trabalho, Rogério Pinto; do diretor-geral, Fábio Nicácio; da diretora de Ensino, Maria Clara Catanho; do reitor do IFPE, José Carlos de Sá; e do diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Ricardo Luís.

O orador da solenidade, Adeilson Lima, destacou o ineditismo da turma. “Estamos aqui para comemorar, nesta querida casa, os 45 anos de conclusão da turma de 1979.1 do curso regular de Técnico de Segurança do Trabalho, uma das primeiras turmas a conquistar essa titulação em todo o país”, declarou ele.

   

Durante a cerimônia, foram entregues réplicas da placa de conclusão de curso para os formados e para a docente homenageada, Risolis Pierre. Também foi entregue uma réplica da placa à coordenadora do curso, Jandira Dantas, falecida em 2024. A homenagem foi recebida por sua filha, Jane Dantas.

A placa de conclusão do curso da turma de Segurança do Trabalho de 1979.1 foi fixada no Bloco C do Campus Recife.

O momento foi de grande comoção para os egressos presentes, que retornaram à instituição que os formou. A ex-estudante Ana Cristina Muniz compartilhou a importância da ETFPE em sua formação. “A instituição foi quem me deu todo o pontapé para me tornar uma profissional. Aqui, tive um ensino muito bom, e na época, não tinha condições de pagar um ensino particular. Foi aqui que consegui me formar.”

A ocasião também proporcionou a oportunidade de relembrar os momentos vivenciados há 45 anos. A egressa Nádia Prates falou sobre a emoção de participar do evento. “É uma emoção muito grande, porque adorei a minha época da escola, embora não tenha sido aqui, mas no Derby. São 45 anos e estamos de volta. É uma etapa da vida que agora estamos reencontrando os amigos.”

O curso de Segurança do Trabalho levou alguns discentes a atuar até os dias de hoje na sua área de formação. A egressa Sandra Machado falou sobre sua trajetória profissional: “Eu fiz estágio e atuei na área antes de entrar na faculdade, durante seis meses ou um ano.”

Acesse:

Imagens

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo