Mais Campus dá início à programação

Atividades do Encontro de Linguagens, Semana de Química e outras atrações movimentaram a manhã desta segunda (03)

A semana do Campus Recife começou com intensa movimentação. Quem está mergulhado na rotina da Instituição identificou uma agitação diferente. Foi dada a largada para o Mais Campus, grande mostra da produção científica, tecnológica e cultural da comunidade acadêmica, em cartaz até a próxima sexta (07), com atividades nos três turnos. Nesta manhã, de segunda (03), estudantes, servidores e representantes da gestão do IFPE participaram da abertura do evento no auditório do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN/NE). O espaço recebeu, na sequência, dentro da grade do Mais Campus, o início das ações do Terceiro Encontro de Linguagens, História e Outras Histórias. Nas dependências do Campus Recife, entre as atividades programadas, estudantes dedicavam-se à grade da Semana de Química.

Durante a abertura, em nome da professora Carol Bello, diretora de Políticas Institucionais e Extensão, idealizadora da iniciativa, o professor Hilson Vilar agradeceu o envolvimento dos vários grupos que há meses têm se dedicado à viabilização do evento. Ressaltou o caráter da iniciativa em favorecer a convergência de atividades, bem como o interesse da comunidade, refletido no expressivo volume de inscrições. O diretor-geral do Campus, Marivaldo Rosas, pontuou sobre a concepção do evento, representativo quanto aos pilares do Ensino, Pesquisa e Extensão.

Ulisses Costa, diretor de Ensino, reforçou: “Com o Mais Campus, é possível dar mais visibilidade a eventos isolados, aos seus atores e autores, com atividades em formato interdisciplinar, refletindo o mundo do trabalho, onde tudo acontece ao mesmo tempo”. Representante da Reitoria do Instituto, Mário Monteiro, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, enfatizou igualmente a perspectiva do evento quanto à indissociabilidade de Ensino, Pesquisa e Extensão e a integração sugerida por ele, sobretudo, como aspecto valorizado pelo mundo do trabalho. Na ocasião, o professor Marivaldo compartilhou uma novidade. O Campus Recife vai sediar, em agosto próximo, o Startup in School da Google, competição para estudantes do Ensino Médio a ser realizada em todo o País. Vale destacar que a Instituição será a única sede do Nordeste.

Encontro de Linguagens  “Literatura: o poético nas diversas manifestações artísticas” foi o tema da mesa-redonda de abertura do Terceiro Encontro de Linguagens, História e Outras Histórias, conduzida por professores de Língua Portuguesa. Destaque para o protagonismo dos estudantes durante apresentação dos resultados de trabalhos de Iniciação Científica, orientados por docentes do Campus.

Semana de Química  Palestras com representantes do mercado na área, práticas de laboratório e competição envolveram participantes do Mais Campus na grade da Semana de Química. Estudantes puderam entrar em contato com nuances do mercado e tirar dúvidas com profissionais da área. Em oficinas, tiveram a oportunidade de ver na prática, de forma mais divertida, conceitos discutidos em sala de aula.