Mais uma conquista para a Robótica do IFPE Recife

Estudantes do campus destacam-se na Competição Brasileira de Robótica (CBR)

Os estudantes do IFPE Recife fizeram bonito na Competição Brasileira de Robótica (CBR), realizada recentemente em Salvador (BA), de 07 a 12 de outubro. Trata-se da maior competição de Robótica e Inteligência Artificial do Brasil, realizada pela RoboCup Brasil em parceria com o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE). O Campus Recife foi representado por duas equipes: a IFOS MangueBit, coordenada pelo professor Pietro Paolo e composta pelos estudantes Felipe Santana, Artur Albuquerque, Wilker Francisco e Samuel Pereira, que disputou na categoria RoboCup Jr. Rescue Maze; e a IFuture Soccer, coordenada pelo docente Hilson Vilar e formada pelos estudantes Isaque Domingos, Jailson Pessoa, Júlio Felipe e Fernando Pontes, que disputou na categoria RoboCup Jr. Soccer.

Foi uma longa e dura jornada, porém os discentes conseguiram subir ao pódio, conquistando o terceiro lugar com a equipe IFuture – melhor colocação de uma equipe do Norte-Nordeste na categoria. De acordo com o professor Hilson, que coordenou a equipe durante a competição, foram necessárias algumas noites de sono para superar diversos problemas de hardware que afetaram os robôs durante a competição. Na categoria Soccer LightWeight, são necessários dois robôs autônomos que jogam rastreando uma bola emissora de luz. “Demonstrando grande espírito de equipe, os dois times se uniram em um só e tornaram este resultado possível”, aponta Hilson. A preparação das equipes até à competição contou com o apoio dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa GRENDES, liderado pela docente Aida Ferreira, do laboratório IIDV, coordenado pelo professor Erick Viana.

Além do troféu, o esforço dos estudantes foi coroado com a doação de um campo oficial de competição, da categoria Soccer LightWeight, pela organização do evento, para ajudar na preparação de novas equipes, com o objetivo de ampliar a participação do IFPE na próxima edição da competição, que acontecerá em Goânia (GO), em 2024.