Início do conteúdo

Monitores de projetos de Extensão Tecnológica recebem certificados

Estudantes atuam nos projetos Ingrediente X e Synesthesia Vision, ambos contemplados por editais do IFES de Apoio à Iniciação Tecnológica


Na tarde desta sexta-feira (1º), o espaço IF Maker, localizado na sala B-01 do Campus Recife, sediou o ato de entrega de certificados aos estudantes monitores que integram os projetos de extensão Ingrediente X e Synesthesia Vision. A solenidade contou com a presença dos professores Aida Ferreira e Gilmar Brito, que integram a equipe dos projetos, além do diretor de Políticas Institucionais e Extensão do campus, Hilson Vilar. 

O projeto Ingrediente X – programando com scratch já capacitou 180 estudantes do 8º e 9º anos de escolas públicas de  Jaboatão dos Guararapes, sendo três turmas da Escola Estadual Professora Odete Antunes e duas turmas da Escola 

otto.JPG
Robô Otto desenvolvido nas atividades de robótica

Estadual Edmur Arlindo de Oliveira. Já o projeto Synesthesia Vision chegou a certificar 80 estudantes também do 8º e 9º anos da Escola Edmur Arlindo de Oliveira. As oficinas promovidas capacitaram os participantes  nas áreas de programação, tecnologia assistiva e eletrônica. 

De acordo com a coordenadora dos projetos, professora Aida Ferreira, a meta das iniciativas é formar ainda este ano mais 180 estudantes (90 em cada projeto) nas áreas de tecnologias voltadas à programação e prototipação eletrônica. Para Hilson Vilar, as oficinas vêm incentivando um novo aprendizado em estudantes da rede pública, despertando neles a vocação para o segmento tecnológico.  

Através de aporte financeiro por meio de editais do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), as iniciativas contam com bolsas para os monitores envolvidos e aquisição de equipamentos, a exemplo de kits arduino para as atividades de robótica e notebooks para as ações de programação. Os alunos que participam das oficinas recebem certificado e transporte. 

>> Conheça os projetos:

Projeto Ingrediente X – Programando com Scratch

Contemplado pela chamada pública do Instituto Federal do Espírito Santo (edital IFES nº 01/2021) – Apoio à Iniciação Tecnológica com foco no Ensino de Programação Aplicada 

Equipe – Professora Aida Araújo Ferreira (coordenadora), professoras Cristiane Lúcia da Silva (IFPE); Albertina Maria da Silva (Escola Odete Antunes); Cristiane Pereira Dória (Escola Edmur Arlindo de Oliveira). 

Monitores – Estudantes do Técnico Integrado em Eletrônica: Fábio de Lima Ferreira Papais, Welton Pereira da Luz Felix, Luciano José Alves Filho e Ryan Gomes Paiva. Estudante do Técnico em Mecânica: Estevão Pereira da Silva. Estudante do curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Irwing Joshua Nery da Silva. 

Projeto Oficinas Synesthesia Vision

Contemplado pela chamada pública do Instituto Federal do Espírito Santo (edital IFES nº 03/2020) – Apoio à Iniciação Tecnológica com foco na Economia 4.0

Equipe – Professora Aida Araújo Ferreira (coordenadora), professor Gilmar Gonçalves de Brito (IFPE); Walkíria Nadja Oliveira (Escola Edmur Arlindo de Oliveira). 

Monitores – Estudantes do curso Técnico em Eletrônica: Camila Aquino, Marcelo Henrique Alexandre Barreiros, Lucas Alves Barbosa, Luciano José Alves Filho, Maria Giovanna Martinsn e Paulo Emílio Gestosa Vieira. Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Irwing Joshua Nery da Silva.

IFPE OPEN SOURCE – Nesta mesma sexta-feira (1º), aconteceu no Espaço IF Maker o primeiro encontro presencial do  

participantes do open source.JPG
Encontro IFPE Open Source

IFPE Open Source, comunidade de Tecnologia e Computação do Instituto Federal de Pernambuco. 

A comunidade, formada em sua maioria por estudantes do IFPE, se organiza por meio de projetos relacionados à programação, cultura maker, entre outros, e é aberta a entrada novos integrantes interessados na troca de conhecimentos, ações e atividades no segmento de tecnologia e inovação. 


Fim do conteúdo