MPGA realiza mais uma edição do Seminário Integrador

Evento acontece virtualmente nos dias 08 e 09 de abril

Na próxima quinta (08) e sexta (09), estudantes do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA) se reúnem para apresentarem o status de suas pesquisas no Seminário Integrador 2021. O evento, que nesse ano acontece virtualmente, contará com a exposição de 15 projetos de pesquisa (confira programação aqui) que serão assistidos por bancas formadas por avaliadores externos. “O SI é uma prática de culminância importante para os mestrandos, uma espécie de qualificação do projeto e dos rumos da pesquisa que os estudantes estão realizando”, explica a coordenadora do MPGA, professora Rogéria Mendes.

Para a diretora de Pesquisa e Inovação do Campus Recife Sofia Brandão, o SI é um marco importante no percurso do mestrado. Ela, que também é professora do MPGA e ministra a disciplina Seminário I, explica que a possibilidade de expor o trabalho e ouvir feedbacks de pessoas externas é fundamental. Além disso, complementa: “faz parte do fazer científico saber expor seu trabalho para audiências críticas”.

As apresentações são fechadas para o público interno do MPGA mediante inscrição prévia (aqui), mas a palestra de abertura poderá ser assistida por toda a comunidade, transmitida ao vivo no canal no Youtube do Campus Recife (aqui) na quinta (08) ás 10h. O tema de abertura é uma explanação sobre a Plataforma Brasil, sistema do Ministério da Saúde criado para que os pesquisadores cadastrem os projetos submetidos ao comitê de ética em pesquisa. Essa exigência é feita a todos os projetos que desenvolvem pesquisas com humanos, de questionários, rodas de conversas a experimentos mais invasivos. Para falar sobre o assunto, o SI 2021 traz a professora Dra. Aldenir de Oliveira Alves, que possui uma longa experiência na área em instituições públicas e privadas.

Seminário Integrador 2021 | 08 e 09 de Abril
Palestra de Abertura “Plataforma Brasil” – aberta a toda comunidade | Transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Campus Recife, ás 10h
Programação das Apresentações
Para estudantes do MPGA: Inscrições no SI 2021