Noite de celebração à vida, de reafirmação do valor da Ciência e da Educação

Campus Recife realizou, na última sexta (08), a primeira formatura presencial desde o começo da pandemia

A noite da última sexta-feira (08/07) foi de celebração à vida, de reafirmação do valor da Ciência e da Educação para 55 acadêmicos de oito cursos superiores do Campus Recife, que colaram grau no auditório da Instituição. O tom não poderia ser outro naquela que representou a primeira formatura presencial do campus desde o início da pandemia de covid-19. Ao longo da cerimônia, as formandas e os formandos ressaltaram, em seus discursos, especialmente, o caráter ainda mais desafiador da travessia recente e prestaram reconhecimento a quem lhes ofereceu suporte, boa parte ali presente, entre familiares, amigos e docentes.

As turmas de concluintes eram dos cursos de bacharelado em Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, da Licenciatura em Geografia e dos tecnológicos em Gestão de Turismo, Gestão Ambiental, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Radiologia e Design Gráfico. Para prestigiá-las, participaram da colação (2021.2), integrando a mesa, o reitor do IFPE, José Carlos de Sá, o diretor-geral do Campus Recife, Marivaldo Rosas, Lenilton Souza, como representante da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto, além de Ronaldo Faustino, responsável pelo Departamento Acadêmico de Cursos Superiores e, na ocasião, em nome também da Direção de Ensino. Marcaram presença, ainda, coordenadores de cursos do Campus, chefes de departamento, professores homenageados – a exemplo dos docentes Maria Tereza Dutra (Gestão Ambiental) e Adauto Barbosa (Geografia) –, e outros acadêmicos.

Ao longo da cerimônia, o grupo de formandos protagonizou momentos únicos, como a quebra de protocolo do concluinte em Engenharia Mecânica Daniel Calebe, que não hesitou em fazer uma selfie do melhor ângulo, ali de cima do palco, em um dos seus muitos comparecimentos ao tablado. Calebe festejou a caminhada no curso de conceito máximo, a nota 5, conferido pelo INEP/MEC, formando-se, portanto, num dos melhores do País na área. O entusiasmo do jovem foi compartilhado por tantos outros, que conduziram o juramento da turma e representaram as/os colegas nos momentos de outorga do grau acadêmico.

Investidos do título e de posse já dos certificados de conclusão de curso, as graduadas e graduados fizeram inspirados discursos, como o depoimento afetuoso de Mirelle Pereira, de Gestão Ambiental, a saudar quem integra a comunidade do campus e contribuiu ativamente no processo até ali. Caio Felipe Sena, por sua vez, após homenagem às vítimas do contexto pandêmico, manifestou seu orgulho por se graduar agora em Engenharia Civil, doze anos depois de ter se formado em Edificações, também na Instituição. Já Helder Lopes, licenciado em Geografia, discursou em defesa da educação como ferramenta essencial para gerar mudanças profundas na realidade social: “Levarei para sala de aula o legado das professoras e professores que tive no campus. Tenho compromisso com a educação como força motriz para transformação social”.

Em seu pronunciamento, o reitor demonstrou gratidão pelo reconhecimento das diplomadas e diplomados ao trabalho e empenho das/os profissionais da Instituição. “É especialmente a marca deixada pelas pessoas que faz o IFPE ser uma marca admirada”, enfatizou. Destacou o caráter plural do Instituto, espaço voltado ao aperfeiçoamento de cada indivíduo, acima de tudo, como pessoa, à ampliação da capacidade de convivência. No que foi acompanhado pelo diretor Marivaldo, que reforçou quanto à diversidade da Instituição, por suas modalidades variadas de ensino, mas, principalmente, na dimensão de quem a compõe. Por fim, professor José Carlos incentivou as/os recém-formadas/os a abraçarem a luta pela superação da desigualdade social.

Láurea – Como reconhecimento pelo destacado aproveitamento demonstrado ao longo do curso, a láurea acadêmica foi concedida a Calebe (Engenharia Mecânica), Lucas de Souza (Geografia), Alyson de Souza (Gestão de Turismo), Erica Nascimento (Gestão Ambiental), João Victor Vasconcelos (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Ana Carla da Silva Melo (Radiologia) e a Camila Purificação Van Lume (Design Gráfico).