Início do conteúdo

Pesquisa de estudantes do IFPE Recife sobre gamificação e identidade cultural é destaque em evento nacional

Artigo de Allana Bilar e Gabriel Cileiro do integrado em Eletrônica é aprovado no Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC) 2025


Os/As estudantes do curso técnico Integrado em Eletrônica do IFPE Recife, Allana Bilar e Gabriel Cileiro, integrantes do Laboratório de Humanidades Digitais (Malung Lab), tiveram seu artigo “A gamificação como forma de aprendizado e resgate do conhecimento e identidade histórica-cultural afro-brasileira, indígena e popular” aprovado no Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC) 2025, o principal evento da área no Brasil e um dos maiores da América Latina.

O trabalho, orientado pelo professor Dimas Veras, foi submetido à trilha “Colaboração, Sociedade e Extensão” e tem como base a experiência vivenciada no projeto de extensão Malungo Game, que utiliza o desenvolvimento de jogos digitais como estratégia de engajamento social e educacional.

A pesquisa propõe o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com ênfase em jogos digitais, como instrumentos de inclusão, aprendizado e valorização sociocultural de comunidades historicamente marginalizadas no Brasil.

A conquista reforça o protagonismo estudantil e o compromisso do IFPE com ações de extensão, inovação social e valorização da identidade histórico-cultural afro-brasileira, indígena e popular por meio das tecnologias digitais.

O SBSC, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) há 20 anos, será realizado entre os dias 02 e 06 de junho, no Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus (AM).

Fim do conteúdo