Início do conteúdo

Professor do IFPE Recife participa da mesa de diálogo “Memória da Ditadura na UFPE”

Evento aconteceu no dia 17/09 e reforçou a necessidade de se manter viva a História


Na última quarta-feira (17), o IFPE foi representado na mesa de diálogo “Memória da Ditadura na UFPE”, realizada no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe).

O professor Dimas Veras (que leciona História no IFPE Recife e é membro da Comissão da Verdade, Memória e Reparação da UFPE) relata que o evento foi “marcado por reflexões profundas e emocionantes”. “O encontro reuniu professores, ativistas e pesquisadores em um espaço de escuta e troca de experiências, reafirmando a importância de preservar a memória da ditadura militar e de fortalecer a luta por direitos humanos, verdade e justiça”, afirma.

Além dele, integraram a mesa o presidente da Comissão da Verdade, Memória e Reparação Histórica da UFPE e chefe do Departamento de História da UFPE, Bruno Kawai; a ativista de direitos humanos e fundadora do Movimento Tortura Nunca Mais; Amparo Araújo; o professor da UFPE e membro do Comitê da Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco, Celso Pinto de Melo ; e o advogado e articulador de Direitos Humanos, Memória e Verdade da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude da Prefeitura do Recife, Marcelo Santa Cruz.

Os participantes destacaram como a universidade desempenha um papel essencial nesse processo, seja pela produção de conhecimento, seja pela valorização da memória coletiva. O público presente acompanhou relatos, análises e perspectivas que reforçam a necessidade de manter viva a História, para que as violações do passado não se repitam.

Fim do conteúdo