Programa Manutenção Acadêmica 2023.1 abre inscrições

Período para se inscrever vai de 10 a 20/03, de forma on-line, via Sistema Fluxo.IFPE

Estão abertas, a partir desta sexta (10/03), as inscrições do Campus Recife referentes ao Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica 2023.1 (edital nº 09/2023 disponível aqui). O prazo para se inscrever vai até 20 de março, de forma on-line, por meio do Sistema Fluxo.IFPE.

Com o objetivo de ampliar as condições de permanência de estudantes do IFPE, o programa é voltado para estudantes com matrícula ativa em cursos presenciais do IFPE, prioritariamente advindos/as de escolas públicas ou com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e/ou em situação de vulnerabilidade social, bem como estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação.

O IFPE passa a adotar, a partir deste semestre letivo, exclusivamente, o Manutenção Acadêmica, não mais o Bolsa Permanência, que foi extinto. O auxílio terá valor único de R$ 200 e todos/as os/as interessados/as devem realizar inscrição, mesmo as pessoas atendidas pelos programas no semestre anterior.

Estudante novata/o somente conseguirá se inscrever a partir de 13/03, dia no qual vai saber seu número de matrícula, a partir da homologação da matrícula.

No ato da inscrição, o/a estudante deve preencher as informações e anexar as documentações solicitadas de acordo com seu perfil socioeconômico:

a) Estudantes cotistas com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio ingressantes a partir do semestre de 2015.2;

b) Estudantes com renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio beneficiários/as ou que tenham em seu núcleo familiar beneficiários/as do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estudantes que possuam Número de Identificação Social (NIS) ou cuja família seja cadastrada no CadÚnico.

c) Demais estudantes que não se incluem em nenhum dos perfis citados anteriormente, com renda per capita familiar de até 1,5 do Salário Mínimo.

As documentações e especificações para o processo de inscrição de cotistas por renda, participantes de programas sociais e inscrição geral estão detalhadas no Edital nos respectivos quadros.

Após a finalização da inscrição, o/a estudante poderá verificar se a inscrição foi efetuada no próprio Sistema Fluxo.

Para acessar o Sistema Fluxo e realizar a inscrição no Programa, a comunidade discente deverá criar um e-mail institucional através do link  https://meuemail.ifpe.edu.br/estudantes/

Em caso de dúvidas ou dificuldades com a inscrição, o contato é o manutencaoacademica@recife.ifpe.edu.br.

Cronograma (prazos/datas principais):

• 10 a 20/03 | Inscrição on-line