Início do conteúdo

Projeto de óculos sensoriais para pessoas com deficiência visual foi selecionado para participar do Web Summit

Participação em mais um evento internacional consolida relevância do trabalho de inovação em acessibilidade


O  projeto Synesthesia Vision, coordenado desde 2015 pela professora do IFPE Recife Aida Araújo, desenvolveu uma versão comercial dos óculos sensoriais para pessoas com deficiência e foi selecionado para participar do Web Summit, em Lisboa. A conferência acontece de 11 a 15 de novembro.

O Synesthesia Vision também  já participou de outros eventos internacionais, como a 14ª Web for All Conference realizada na Austrália, em 2017, consolidando sua relevância em pesquisa e inovação voltadas à acessibilidade.

O projeto tem se dedicado ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras para auxiliar pessoas com deficiência visual. Com o objetivo de promover a locomoção com liberdade e segurança, criou protótipos de óculos sensoriais e um aplicativo gratuito, o SynesthesiaApp, que está   disponível no aplicativo Play Store.

Os óculos sensoriais se comunicam por meio de radiofrequência com outros dispositivos, permitindo a coleta e transmissão de informações sobre o ambiente. A interação é facilitada por um micro botão ou comandos de voz, proporcionando dados essenciais como utilizando internet ou não, com objetivo de coletar e repassar informações sobre o ambiente do usuário.

As funções dos óculos sensoriais podem ser acionadas por toques no micro botão (touch switch) ou por comando de voz. Exemplos dessas comunicações são a previsão do tempo a partir de um servidor remoto, semáforos inteligentes, entre outras. O  projeto se expandiu para atuação em Extensão, com as oficinas Synesthesia Vision. Esses workshops são oferecidos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Estudantes de Iniciação Científica e Extensão do campus têm contribuído para o projeto, com artigos publicados em eventos científicos e diversas patentes registradas.

O projeto conta também com a presença de colaboradores externos como Carlos Alberto Leal e os ex-estudantes Michael Barney Galindo e Ryan Vinícius Morais.

O trabalho desenvolvido também inclui a produção de apostilas e manuais didáticos, que podem ser acessados no repositório institucional.

 

Acesse:

O site

Acompanhe as atividades do projeto no Instagram @synesthesiavision

Fim do conteúdo