Início do conteúdo

Projeto do IFPE Recife ganha primeiro lugar na Feira Ciência Garança 2025, promovida pelo Colégio Militar do Recife

Com esta nova conquista, o ModularSys alcança um total de sete premiações em 2025


O IFPE Recife obteve o primeiro lugar na Feira Ciência Garança 2025, que foi realizada pelo Colégio Militar do Recife nos dias 09, 10 e 11 de julho e reuniu diversos trabalhos de estudantes de nível fundamental e do ensino médio de escolas pernambucanas.  Dois meses após a participação, o grupo de pesquisa RailBee recebeu com grande alegria a notícia de que seu projeto ModularSys foi reconhecido como o melhor colocado na categoria “Trabalhos Destaques da Feira Ciência Garança 2025”. Com esta nova conquista, o ModularSys alcança um total de sete premiações em 2025, reafirmando seu compromisso com a inovação tecnológica e o impacto científico.

A entrega das medalhas ocorreu no dia 26 de setembro e contou com a presença do estudante premiado Edson Jorge Carvalho Filho (que cursa o sétimo período do curso integrado de Ensino Médio em Segurança do Trabalho); de seu orientador, professor Rômulo César Araújo; e do Diretor Geral do campus, Fábio Nicácio.

Edson Jorge e seu orientador, professor Rômulo César Carvalho de Araújo

A cerimônia de entrega das medalhas aconteceu no último dia 26 de setembro


Sobre o projeto

O ModularSys é um sistema modular de monitoramento, controle e automação em tempo real, desenvolvido no IFPE Recife. Ele integra sensores e sistemas embarcados para monitorar setores como transporte público, monitoramento ambiental e energias renováveis. As estações podem operar com ou sem suporte a TCP/IP, utilizando redes sem fio (como Wi-Fi, Bluetooth, celular, ZigBee, LoRa e satélite) ou conexões cabeadas, enviando os dados para um broker MQTT, que permite análise, visualização em dashboards e geração de alertas.

Edson já está trabalhando no projeto há um ano. Atualmente, além dele e de seu orientador Rômulo César, também são membros do RailBee o professor Henrique Santos e a estudante do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Mariana Santos.

Fim do conteúdo