Notícias
Projeto inovador de tecnologia assistiva do IFPE participa do Web Summit Lisboa 2024
Projeto promove a independência e a segurança de pessoas com deficiência visual
O projeto “Óculos Sensoriais para Cegos – Plataforma Synesthesia Vision”, desenvolvido no IFPE Recife, participou do evento “EducaMundo 4.0: Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias Digitais na Rede Federal”, sediado no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), que reuniu iniciativas inovadoras da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
A iniciativa foi selecionada para exposição em estandes e apresentação em sessões de pitch, devido à sua aprovação no edital SETEC/MEC 109/2022, que incentiva pesquisas baseadas na Economia 4.0.
O projeto, coordenado pela professora do campus Aida Ferreira, teve como objetivo criar uma plataforma tecnológica inovadora para promover a locomoção independente e segura de pessoas com deficiência visual. Entre os resultados apresentados ao longo dos 12 meses de execução, destacam-se:
· Depósito de patente de um dispositivo sensorial para detecção de obstáculos;
· Desenvolvimento de um protótipo pré-industrial do dispositivo;
· Criação da startup Synesthesia Vision, voltada à comercialização e expansão do projeto;
· Publicação de três apostilas técnicas sobre microcontroladores ESP32, impressão 3D e desenvolvimento de sistemas web e APIs;
· Apresentação de artigos em eventos científicos, como SBSC, Ensus, WBIO, Connepi e MNR 2024.
O projeto recebeu investimentos significativos em infraestrutura. Entre as aquisições estão impressoras 3D, componentes eletrônicos, computadores, além da oferta de bolsas para pesquisadores e consultoria especializada em empreendedorismo. A iniciativa contou com uma equipe multidisciplinar composta por docentes, estudantes e colaboradores externos.
Participaram do projeto os/as docentes do campus Aida Ferreira, Ioná Maria Beltrão, Vânia Soares, Gilmar Gonçalves e o professor da UFPE, Ronaldo Ribeiro. Entre os estudantes do campus, estão Isaque Domingos, Felipe Santana, Thiago Ewerton Barros e Maria Francielly Anísio, do curso técnico em Eletrônica; Estevão Pereira, do curso técnico em Mecânica; e Caroline Medeiros e Allamy Monteiro, do curso tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A equipe também contou com a colaboração externa de Ryan Vinicius Morais e Carlos Alberto Leal.
Com foco em inovação e empreendedorismo, o projeto ampliou as possibilidades de aprendizado e desenvolvimento tecnológico, reforçando o compromisso do IFPE com a formação de excelência.
Reconhecimento internacional
Como um dos grandes marcos, a Synesthesia Vision foi selecionada para representar o Brasil no Web Summit Lisboa 2024, realizado no período de 11 a 15 de novembro em Portugal. A startup compôs a delegação brasileira liderada pela ApexBrasil, ao lado de outras 400 empresas e 30 startups, com destaque para iniciativas do Norte e Nordeste. Pela primeira vez, uma startup criada no IFPE foi escolhida para participar dessa delegação, reforçando o potencial inovador da instituição.
Potencial transformador
O dispositivo desenvolvido pelo projeto busca promover a independência e a segurança de pessoas com deficiência visual, utilizando sensores para identificar obstáculos e fornecer informações complementares via aplicativo e sistema web. Essa inovação tem o potencial de transformar a mobilidade deficientes visuais, ao mesmo tempo que impulsiona a disseminação de conhecimento técnico na área de tecnologia assistiva.
>> Acesse: