Início do conteúdo

Projeto ModularSys conquista 2º lugar no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia para Engenharia

Este é o sexto prêmio conquistado pelo estudante Edson Filho


O projeto ModularSys – sistema telemétrico dinâmico autônomo modular para monitoramento, controle e automação, do estudante Edson Filho, orientado pelo docente Rômulo Araújo, foi classificado em 2º lugar no prêmio Mútua-Saúde-Abenge Talento para Engenharia da Educação Básica, na última terça-feira (16/09), no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge), na cidade de Campinas, em São Paulo.

A premiação é uma iniciativa concedida pela Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, em parceria com a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), que reconhece iniciativas que aproximam estudantes dos cursos de Engenharia na educação básica, estimulando vocações e valorizando práticas inovadoras de ensino-aprendizagem com impacto social.

Durante o evento, na cerimônia de premiação, foi recebido um prêmio de R$ 5.000,00. Este é o sexto prêmio conquistado por Edson Filho. O discente, em conjunto com o seu orientador Rômulo Araújo, participou da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), onde conquistou cinco prêmios.

Sobre o projeto – O ModularSys, desenvolvido no grupo de pesquisa RailBee, é um sistema modular de monitoramento, controle e automação em tempo real, desenvolvido no IFPE Recife. O projeto integra sensores e sistemas embarcados para monitorar setores como transporte público, monitoramento ambiental e energias renováveis. As estações podem operar com ou sem suporte a TCP/IP, utilizando redes sem fio (como Wi-Fi, Bluetooth, Celular, ZigBee, LoRa e Satélite) ou conexões cabeadas, enviando os dados para um broker MQTT, que permite análise, visualização em dashboards e geração de alertas.

Fim do conteúdo