Projeto “Napne vai às Empresas” do IFPE Recife conquista prêmio nacional

Projeto concorria com iniciativas de mais quatro instituições do país e ficou o primeiro lugar

A área de Políticas Institucionais e Extensão do IFPE Campus Recife está em festa. O projeto “Napne vai às empresas”,  desenvolvido pela instituição para inserir estudantes com deficiência em vagas de estágio, conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Inovador da 18ª edição do Prêmio IEL de Estágio – Etapa nacional, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A cerimônia de premiação foi realizada de forma remota, no último dia 26 de outubro e contou com transmissão on-line através do canal IEL Nacional

Equipe do Napne e da DPI comemora a premiação

O projeto do Campus Recife já havia vencido a etapa regional em agosto deste ano e agora no evento nacional concorria com mais quatro instituições (IFBA, SENAI-GO, IFRN e IFSC). “A conquista desse prêmio nacional, até então inédito para a nossa Instituição, é a coroação de um ano de muito trabalho e entregas, de todos os servidores e servidoras da Diretoria de Políticas Institucionais e Extensão (DPI). Buscamos trabalhar de forma integrada e com processos claros e simplificados, contribuindo com o aumento da produtividade e nos permitindo focar em ações como o Projeto NAPNE vai às empresas”, destacou o diretor do setor, Hilson Vilar.

Atualmente, o projeto premiado beneficia estudantes com deficiência do Campus Recife, a exemplo de Maria Luíza de Melo, discente surda do curso técnico em Eletrônica, que estagia há cinco meses em uma indústria eletrônica de dispositivos de IoT. Além da estudante, a iniciativa assiste mais dois alunos: um autista, também do curso técnico em Eletrônica, que no momento participa de processo seletivo em uma empresa de Engenharia; e um estudante com deficiência intelectual do curso de Segurança do Trabalho, que está iniciando estágio no campus.

Para melhorar o acolhimento dos estudantes com deficiência, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência do IFPE

Sala de Acolhimento de estudantes com deficiência

Recife (NAPNE) conta com uma sala de acolhimento, criada recentemente, onde é possível, de forma reservada e confortável, acompanhar os alunos em suas atividades de estudo e estágio.

Prêmio – O Prêmio IEL de Estágio vem reconhecendo desde 2005 as melhores práticas de estágio do Brasil. Empresas, estagiários e instituições de ensino compartilham suas experiências e realizações através da iniciativa.

>> Para saber mais sobre o projeto do campus premiado “Napne vai às empresas”, clique aqui.

>> Assista a cerimônia de premiação na íntegra