Retrospectiva 2022 | Ações do Campus Recife na área de Assistência Estudantil

Destaques foram para a implantação da nova Política de Assistência Estudantil no campus e a distribuição de merenda escolar

Aprimoramento e diálogo. Essas duas vertentes podem resumir a atuação da área de Assistência Estudantil do IFPE Campus Recife durante 2022. Somada a isso, a implantação da nova Política de Assistência Estudantil do IFPE impulsionou a expansão de algumas ações desenvolvidas durante o último ano.

Uma das ações de destaque foi a distribuição de merenda escolar para a comunidade estudantil no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Desde o início da execução do PNAE no campus, pela primeira vez passou a ser realizada a entrega de lanches para estudantes dos turnos da manhã, tarde e noite. “Em virtude do recurso financeiro destinado a esse fim, a distribuição vem sendo promovida em três dias da semana, porém, com a perspectiva de ampliarmos esses dias e o quantitativo de estudantes contemplados”, ressaltou Fernanda Girão, técnica em Assuntos Educacionais da Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE).

A atuação da Equipe Multiprofissional também foi outra ação de relevância do setor. Com definição de cronograma de reuniões, fluxos e procedimentos de trabalho, a nova equipe atuou no acompanhamento a estudantes com demandas de diferentes naturezas, deliberando e encaminhando ações de assistência estudantil, a partir da articulação entre diferentes profissionais, setores e instituições.

Em relação à concessão de auxílios e bolsas no âmbito da Assistência Estudantil, no ano de 2022 foram concedidos auxílios e bolsas para estudantes que atendem aos critérios definidos na Política de Assistência Estudantil, no âmbito da Pesquisa, Extensão, Monitoria, Arte e Cultura, Esporte e Lazer e PROEJA. Também foram destinados recursos para participação em visitas técnicas e eventos científico-acadêmicos, além de auxílios financeiros de caráter eventual para os estudantes que comprovaram uma condição de vulnerabilidade social, incluindo aqueles atingidos pela situação de calamidade pública provocada pelas enchentes que assolaram a RMR.

Com a implantação do Programa de Manutenção Acadêmica, já previsto na nova Política de Assistência Estudantil, em substituição ao Programa Bolsa Permanência, foram beneficiados 583 estudantes do novo programa e 2013 do antigo, totalizando 2.596 estudantes assistidos em 2022.

O diálogo permanente, sobretudo com a volta das atividades presenciais, também marcou a atuação da equipe da DAE nesse último ano. Foram realizados diversos encontros com a participação de estudantes, em especial, de representantes do segmento estudantil, que puderam dar sugestões para o aprimoramento dos processos e ações da área, a exemplo da campanha de valorização do uniforme escolar, realizada em conjunto com a Assessoria de Comunicação do campus e o Grêmio Estudantil.

A iniciativa culminou com a consulta pública sobre o uso do fardamento. Os dados obtidos na pesquisa serão compilados e utilizados exclusivamente no planejamento e na execução de algumas ações institucionais, como outras campanhas educativas e a proposição de aquisição de peças mais confortáveis e adequadas às necessidades dos discentes.

Para o diretor da DAE Campus Recife, professor Ateniense Alves, todas essas ações foram importantes para a consolidação da Assistência Estudantil do campus, mas uma em especial o enche de vontade de realizar ainda mais. ” Implementar o PNAE foi a minha maior realização como gestor, pois me coloca frente à frente com o alunado vulnerável constante. Por isso, nosso maior desafio agora será a distribuição todos os dias”, pontuou.