Retrospectiva 2022 | Ações do Campus Recife na área do Ensino

Instituição comemorou a obtenção da nota máxima do curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica e incrementou processos

Fluxo intenso de trabalho, ao longo de 2022, no âmbito do Ensino. Além da melhoria contínua dos cursos e da formação profissional ofertada, a área implementou ou reforçou processos importantes. Na sequência, são reapresentadas algumas das ações que traduzem a dinâmica do setor neste ano.

De pronto, enfatiza-se a culminância de um esforço de longo prazo, que levou o curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do Campus Recife a conquistar nota 5 na avaliação MEC/Inep. O resultado conferiu ao curso o conceito máximo, primeiro dentre os cursos superiores do IFPE. À época, a Coordenação de Mecânica ressaltou que o feito era fruto de um trabalho iniciado há muitos anos e da dedicação de todos da área e das instâncias parceiras dentro do Instituto.

No empenho por oportunizar a celeridade da conclusão dos cursos técnicos, iniciou-se a reformulação parcial dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) entre os Técnicos Integrados e Subsequentes, visando à ampliação da prática profissional. A Diretoria de Ensino (DEN) ressaltou ainda o fortalecimento das ações relativas ao Programa de Acesso, Permanência e Êxito (PROIFPE), voltado ao auxílio no processo de acesso de estudantes e à atuação próxima a discentes com dificuldades para contribuir com seu aproveitamento acadêmico. Nesse sentido, além de Matemática e Língua Portuguesa, o PROIFPE passou a ofertar as disciplinas de Química e Física. No tocante ao Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), foi celebrado convênio com mais uma escola estadual para ampliação da oferta do Proeja FIC.

A fim de fortalecer as atividades de monitoria na Instituição, houve a implantação do Sistema Integrado de Monitoria – O SIM. O novo sistema se alinha ao de gerenciamento de cursos e matrículas do IFPE, isto é, o Q-Acadêmico. Ademais, faz cumprir o regimento, que orienta a distribuição de vagas por curso e não por componente curricular. “Não existe a possibilidade de oferta de vaga de monitoria sem que os componentes estejam dentro de uma determinada matriz curricular de um curso. O SIM, na verdade, uniformizou o processo, tornando-o mais justo e eficaz, inclusive”, comentou o diretor de Ensino, Ulisses Teixeira.

O setor também testemunhou a ampliação das ações de formação continuada, junto a docentes e demais servidores. Nesse caso, ofereceram-se atividades formativas a partir do Encontro Pedagógico e de outros eventos do Campus, a exemplo da SNCT e de iniciativas desenvolvidas em conjunto com as coordenações de cursos/áreas.  A DEN aperfeiçoou ainda a sistemática do controle dos Planos de Trabalho Docentes, por meio da implementação dos Planos Individuais e dos Relatórios de Atividades Docentes no formato eletrônico.

A partir do entendimento segundo o qual resulta fundamental a parceria da Instituição com os pais/responsáveis dos estudantes, o Ensino seguiu priorizando a realização do Encontro com as famílias, na tentativa de favorecer a aproximação dos familiares à realidade da vida acadêmica dos/as filhos/as, discentes do Integrado.