Retrospectiva 2022 | Acompanhe ações do Campus Recife na área de Políticas Institucionais e Extensão

Instituição teve ano movimentado com incentivo e iniciativas nos eixos da Inclusão, Extensão, Arte e Cultura e Internacionalização

A área de Políticas Institucionais e Extensão do Campus Recife apresentou incansável atuação em 2022. Em diferentes frentes, impulsionou projetos, apoiou ações e lançou iniciativas que conquistaram boa repercussão, inclusive, resultando em premiações. Na sequência, é possível acompanhar como se desenhou a movimentação da DPI este ano, algo possível por meio de seus subsetores especializados, dotados de equipe competente.

No pilar da Inclusão, o projeto “NAPNE vai à sala de aula” levou a esse espaço acadêmico o reforço da inclusão e de uma cultura educativa que reconheça a importância da diversidade. Já o trabalho com o “NAPNE vai às empresas”, por meio de equipe empenhada em intensificar a inserção de estudantes com deficiência em vagas de estágio, alcançou o primeiro lugar nas edições regional e nacional do Prêmio IEL de Estágio 2022. Movido pelo estimulante tema “Independência: vozes, corpos e in(subordinações)”, os núcleos de inclusão do campus, ligados à DPI, lançaram a primeira edição do Festival da Diversidade, evento integrante da SNCT que a comunidade abraçou com entusiasmo. No encalço da temática “Ancestralidade, Memória e Educação”, a área promoveu também a 4ª Semana da Consciência Negra do campus.

Na perspectiva da Extensão, a Mostra Pibex alcançou a 10ª versão com recorde de atividades e de inscritos. O evento totalizou mais de 90 horas de atividades, distribuídas nos eixos Agroecologia , Arte e Cultura, Maker, Inclusão e Empregabilidade. Com a participação de quase 13 mil estudantes, o projeto de Extensão “Olimpíadas Científicas Pernambucanas IFPE 2022” promoveu, com êxito, essas competições do conhecimento em Astronomia e Astronáutica (Opa), em Física (Opef) e como Olimpíada Pernambucana de Foguetes (Opefog), obtendo destaque em publicação da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco.

Com relação à Extensão Tecnológica, no decorrer do ano, o Campus aprovou 16 projetos desse tipo junto à Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), em dois editais da instituição de fomento, o que representou um investimento de R$ 390.600, através da concessão de bolsas para estudantes e docentes. Desses projetos, três receberam menção de destaque no Seminário de Integração e Avaliação Final do Programa de Extensão Tecnológica (PET) pela equipe avaliadora da entidade. Nesse âmbito ainda, um projeto de Extensão desenvolvido por quatro estudantes do IFPE  Recife foi finalista do programa Power4Girls – Empower to Lead, iniciativa da Embaixada Americana de incentivo à criatividade e à liderança entre estudantes meninas da Rede Federal de Educação em todo o país. Na pegada da extensão tecnológica, merece ênfase, igualmente, a exitosa atuação de equipes de Robótica do campus em competição nacional na área.

Na esfera da Arte e Cultura, verificou-se a garantia do incentivo à participação dos estudantes nas modalidades artísticas de artes visuais, coral popular e teatro através da oferta de 36 bolsas, dentro do Programa Bolsa Cultura. Vale mencionar a mudança do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) para uma nova sala, com ampliação do espaço físico. No quesito Internacionalização, foram ofertados, por meio do Centro de Libras e Línguas Estrangeiras (Celle), os cursos básico e avançado (para fins acadêmicos) de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Língua Inglesa. O campus comemorou ainda aprovação de estudante em Curso de Verão na Universidade de Michigan (EUA). Mesmo aprovado com bolsa, o discente contou com apoio institucional para viabilizar o intercâmbio.