SNCT 2019 recebe grande público

Evento aborda temas diversos: de fotografia e xadrez a produção de carro elétrico

A 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Campus Recife deu início à realização de atividades com foco na relação da bioeconomia e tecnologia nas diferentes esferas do desenvolvimento sustentável. O evento, tradicional no calendário da Instituição, recebeu alunos do Campus e escolas da Região Metropolitana do Recife. Fazem parte da programação oficinas, workshop e exposições, que seguem até a próxima sexta (25), nos três turnos.

O  primeiro dia trouxe temas diversos, como o papel dos bioindicadores na análise ambiental, fotografia como retrato do cotidiano e até mesmo oficina de xadrez, que visa ao auxilio no desenvolvimento do sistema cognitivo. Lucas Gabriel, estudante do Curso Técnico de Eletrotécnica I exalta a importância da Semana. “Muito enriquecedora, pois contempla várias áreas do conhecimento e vai agregar na nossa carreira”, comenta.

Exposição de destaque foi conduzida pelos alunos Edilson Eugênio e José Thiago, do Bacharelado em Engenharia Mecânica. Eles apresentaram o protótipo de um carro off-road elétrico, desenvolvido pela equipe “TecBaja”, sediada no Campus, da qual fazem parte. O objetivo do time é a participação na competição “Baja Sae”, de âmbito intercolegial, realizado pela Society of Automotive Engineers, com fases regionais, nacionais e internacionais. A mostra atraiu muitos interessados, reunindo aficionados por automobilismo e público em geral. “Ver que esse carro foi produzido dentro do IFPE é motivo de orgulho. Estarei na torcida para que a TecBaja possa disputar as competições”, conta Marília Santos, aluna de Eletrotécnica do Campus.