Início do conteúdo

SNCT começa com cerimônia virtual

Comunidade se reuniu para celebrar início do evento


Em sua 17ª edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa no Campus Recife com o desafio a mais: o da virtualidade. Além de todas questões referentes às organização de um evento dessa envergadura, o maior do IFPE, a comissão organizadora ainda teve que contar com fator pandemia, que obrigou a realização no formato digital. Foi isso o que ressaltou o diretor-geral do Campus Recife, o professor Marivaldo Rosas, na abertura do evento, que aconteceu de maneira remota. “É muito bom poder contar com o engajamento e participação da nossa comunidade para garantir que a SNCT aconteça, mesmo num contexto tão adverso”, ressalta o diretor.

A abertura aconteceu na manhã desta quarta (21) às 10h e contou também com a participação do Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação professor Mário Monteiro, da diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Sofia Suely e do presidente da comissão organizadora da SNCT, professor Rony Glauco de Melo. Todos foram unânimes em enfatizar o desafio da virtualidade para um evento como a Semana Nacional. Mário falou da referência do Campus Recife na área, pois se trata de um evento que tem destaque local e regional: “O Campus possui uma atividade de pesquisa pujante, que culmina num evento de igual valor”.

Já Sofia e Rony falaram do trabalho por trás dos bastidores que envolve a criação da SNCT. “Quando terminamos a Semana de 2019, já começamos a pensar no que seria o evento em 2020, isso dá um sentido muito forte de continuidade e participação ao projeto”, explica a diretora. Já Rony destacou como o formato digital fez da experiência de 2020 uma coisa completamente nova, mesmo ele tendo sido presidente da comissão do evento no ano anterior. “Esse foi um desafio completamente novo, que só pudemos superar com o trabalho incansável dos colegas que fazem parte da comissão”, finalizou.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia segue até sexta, 23 de outubro, com uma programação diversa e completamente digital. No turno da tarde, acontece a palestra de abertura “A saga do unicórnio: entendendo e otimizando um workflow de ciência de dados”, com Nathalia Demétrio, consultora do Itaú. Será transmitida ao vivo no canal da Ascom Recife (aqui), assim como as outras seis palestras da programação.

Para finalizar o evento, o público pôde apreciar um pouco das 11 peças musicais produzidas pelo curso de pós-graduação em música popular do Campus, sob a regência do professor Flávio Lima. Todas as peças estão disponíveis no canal do Youtube da SNCT (aqui). Quem quiser assistir à apresentação, pode acessar a gravação do evento também no canal da Ascom Recife.

Fim do conteúdo