Solicitação de Aproveitamento de Estudos Equivalentes acontece de 3 a 7 de outubro

Estudantes devem encaminhar requerimento padrão e demais documentos via e-mail institucional

Conforme estabelecido no Calendário Acadêmico Institucional 2022.2, o Campus Recife inicia o período de solicitação de Aproveitamento de Estudos Equivalentes, a partir do dia 3 de outubro de 2022. O prazo segue até o dia 7 de outubro e é destinado a estudantes que desejam requerer a isenção de disciplinas que já foram cursadas.

Para solicitar o aproveitamento é preciso que os discentes interessados encaminhem, através do e-mail institucional do aluno, o requerimento padrão e os documentos necessários para os e-mails informados no calendário acadêmico 2022.2 (de acordo com a modalidade e o curso do discente). O modelo de e-mail para envio das solicitações está disponível para ser acessado aqui.

Entre os documentos necessários está o  requerimento padrão disponível aqui. O arquivo deve ser preenchido adequadamente com o nome completo do discente, número de matrícula e o nome da disciplina que deseja aproveitamento.

O estudante solicitante também necessita obter as ementas das disciplinas e os históricos escolares (tanto os do IFPE quanto os da outra instituição de ensino). Esses documentos precisarão ser enviados junto com o requerimento padrão devidamente preenchido. No caso do Campus Recife, é possível encontrar as ementas ao acessar o “Plano de Curso” da formação do discente através da página disponível aqui. Já o histórico escolar relativo ao Instituto, é possível obtê-lo on-line a partir do sistema Q-Acadêmico.

Importante destacar ainda que, para cada componente curricular (disciplina) cujo aproveitamento de estudos venha a ser solicitado, deve ser enviado um e-mail e um requerimento diferente.

Após reunir toda a documentação, o estudante precisará encaminhá-la para um dos e-mails informados no calendário acadêmico 2022.2 (de acordo com a modalidade e curso do discente). Feito o envio, através do e-mail Institucional do estudante, aqueles que atenderem devidamente às instruções terão suas solicitações analisadas pelas Coordenações de Curso ou de Área, Assessoria Pedagógica e Direção de Ensino.

Solicitação de aproveitamento de estudos equivalentes

Período: De 3 a 7 de outubro de 2022

Instruções sobre criação de e-mail Institucional | Disponível aqui