Notícias
Trabalho de estudante do IFPE Recife é premiado no 19º Congresso Brasileiro de Hansenologia
Pesquisa desenvolvida pela estudante Jamilly Melo é destaque entre os trabalhos apresentados
O artigo “Do papel ao aplicativo: ANS2JSON, inovação digital no armazenamento e processamento das avaliações neurológicas simplificadas”, fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante Jamilly Melo, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Recife, conquistou o 1º lugar na área de Prevenção de Incapacidades e Reabilitação entre os melhores trabalhos apresentados no 19º Congresso Brasileiro de Hansenologia (CBH), realizado entre os dias 25 e 28 de novembro em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Com o objetivo de permitir a criação de modelos inteligentes para ajudar na tomada de decisão no tratamento da hanseníase, doença milenar que ainda afeta milhares de pessoas no Brasil, o trabalho apresentou um aplicativo que utiliza Inteligência Artificial para extração dos dados das Avaliações Neurológicas dos pacientes. A pesquisa foi orientada pelo Professor Hilson Vilar, do Campus Recife, e teve a parceria de pesquisadores da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), além de apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
De acordo com Jamilly Melo, foi muito gratificante desenvolver uma tecnologia de impacto social, voltada para ajudar os profissionais e pacientes atendidos pelo SUS em seu TCC. O professor Hilson Vilar, seu orientador, acrescenta que ter um trabalho na área de computação premiado em um dos principais congressos brasileiros da área médica ratifica a qualidade da pesquisa aplicada desenvolvida no IFPE, em parceria com instituições renomadas como a UPE e a FIOCRUZ.

“Neste ano, o CBH teve um número recorde de trabalhos inscritos e termos um trabalho aceito e receber o prêmio de melhor artigo em uma das áreas temáticas do congresso é muito gratificante”, comemora o professor.