Trio do Campus participa de seletiva para Olimpíada Internacional de Astronomia

Competição acontece no Rio de Janeiro entre os dias 2 e 5 de março

Um trio formado apenas por estudantes do Campus Recife será o único representante do estado na seletiva nacional de escolha da delegação brasileira para as Olimpíadas de Astronomia mundial e latino-americana. Lucas Guedes, do curso de Química, Brenna Lyra, de Edificações, e Guilherme Santana, do curso de Mecânica e o orientador, professor Guilherme Pereira, embarcam para Barra do Piraí, no Rio de Janeiro para participar do evento, que acontece de 02 a 05 de março.

Durante o processo, acontecem provas teóricas e práticas que visam identificar os talentos mais competitivos internacionalmente. No total, foram selecionados 200 estudantes, baseados no desempenho mostrado na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). O objetivo é que apenas trinta continuem para a fase seguinte. Na última etapa do processo serão escolhidos dez competidores, os cinco primeiros disputarão a Olimpíada Internacional e os cinco últimos representarão o país na Olimpíada Latino-Americana.

A maior parte da preparação dos estudantes é realizada no laboratório de Astronomia. Eles contam sobre a rotina de estudos e a expectativa que precede a competição.  “Estamos estudando bastante e desfrutando de todo o material que temos aqui no laboratório, além dos conhecimentos repassados pelo professor”, conta Brenna. Guilherme reforça a fala da amiga: “Estamos no caminho certo, pois toda essa preparação nos motiva. E além da disputa, essa olimpíada agrega muito no nosso conhecimento”, relata.

A Olimpíada Internacional também serve como ingresso nas Universidades Federais, de acordo com o desempenho na competição. Lucas comenta o incentivo que é dado pelo Instituto. “Demonstra parte do que o Campus nos oferece, pois é uma área que não está na nossa matriz curricular, mas enriquece o nosso conhecimento e nos possibilita oportunidades como essa”. O professor Guilherme reforça esse papel do Campus. “O objetivo é integrar cada vez mais estudantes na área e para que isso aconteça, desenvolvemos a Olimpíada Pernambucana de Astronomia, com mais de três mil estudantes de todo o estado”, explica.