SNCT difundiu produção científica, levou serviços à comunidade e abraçou projetos sociais

Edição 2023 do evento do IFPE Recife ocupou diferentes espaços ao ar livre do campus com atividades instigantes e lúdicas

Nos últimos 3 dias, o IFPE Recife abriu as portas para os diferentes públicos, entres eles crianças, estudantes da rede pública estadual e municipal, na missão de popularizar a Ciência e a Tecnologia por meio da grande festa representada pela SNCT, que alcançou a 20ª edição. A versão deste ano proporcionou programação diversa explorando diferentes áreas do conhecimento, abraçou projetos sociais, ocupou diferentes espaços ao ar livre do campus com atividades instigantes e lúdicas, além de ter viabilizado prestação de serviços à comunidade através de parcerias.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFPE Recife contou com a participação de aproximadamente 2 mil pessoas inscritas, a visita de 700 estudantes de escolas públicas do Estado e do município, 50 expositores/as na feira do conhecimento e 12 na de artesanato. Por meio da iniciativa, foram arrecadados cerca de 100 kg de mantimentos a serem doados a um dos projetos sociais acolhidos pelo evento, o Pão Nosso de Cada Noite.

Outra iniciativa de cunho social abraçada pelo evento, o Sebo Literário vendeu mais de 400 obras ao longo desses dias. A ação foi promovida pelo projeto de extensão interinstitucional IFPE/UFPE coordenado pela professora Gabriela Falcão, voltado à Biblioteca Comunitária Mangueira da Torre, que fica localizada na Zona Norte do Recife, em região de vulnerabilidade social, e este mês está fazendo 4 anos desde a sua inauguração. A biblioteca hoje atende os 2 mil moradores daquela comunidade, com mediação de leitura, acervo e demais atividades culturais. O sebo, além de útil para o projeto, aproximou leitores e livros a partir de preços acessíveis a toda comunidade acadêmica.

A comissão organizadora da 20ª SNCT, formada por 15 membros e apoio de 120 monitores, acolheu ainda a ONG Gestos, voltada à defesa dos Direitos Humanos das pessoas soropositivas para o HIV, que manteve stand na Semana Nacional, levando orientações de saúde à comunidade.

Oficinas, palestras, minicursos, apresentações culturais, dinâmicas, jogos interativos movimentaram as dependências do campus ao longo da Semana. Além de envolver a comunidade acadêmica com muita produção científica e artística, a dimensão e o impacto do evento refletem-se no depoimento do professor Wendell da EREM Alberto Augusto de Morais Pradines, de Itamaracá, visitante na SNCT: “Agradecemos a oportunidade da experiência oferecida pelo IFPE Recife com o evento. Nossos alunos adoraram e muitos já querem fazer parte da casa no Ensino Superior. Eles amaram o IFPE Recife! Fico muito feliz que eles tenham se interessado ainda mais em ingressar na universidade por perceberem que é um dentre tantos espaços que eles também podem ocupar independente de suas origens”.

Patrocinada pelo CNPq, a 20ª SNCT do campus contou com apoio, entre outros, da Compesa, Avip, Assif-PE, SBPC e ABEPETS. Os principais momentos do evento podem ser conferidos aqui.