Início do conteúdo

Violência contra meninas e mulheres é tema de roda de conversa on-line

Encontro promove debate e fortalecimento de redes de apoio durante a quarentena


Durante a quarentena em decorrência do novo Coronavírus, a comunidade acadêmica tem se mobilizado para debater diversas questões sociais importantes. Desta vez, a ação acontece em parceria entre o projeto de extensão “Em conexão: tecendo redes de cuidado de si e do coletivo”, do Núcleo de estudos de Gênero e Diversidade (Neged), do projeto de extensão “Educação Democrática e Direitos Humanos”, da Coordenação de Psicologia e da Coordenação de Serviço Social do Campus. Juntos, os grupos promovem nesta sexta-feira (21), às 19h, a Roda de Conversa on-line “Violência contra meninas e mulheres: como mudar esse quadro?”.

Christiane Oliveira, psicóloga do Campus e coordenadora do projeto “Em Conexão”, afirma que a proposta da roda de conversa é criar um espaço de diálogo e troca segura. “Ela é uma das frentes de atuação do projeto e constitui um ambiente democrático onde os participantes escolhem ouvir, falar e se expressar”, coloca. E, agora, para o encontro da vez ser ainda mais rico, o “Em Conexão” convidou outros grupos atuantes do Instituto a fim de trazer o olhar e a escuta especializada de quem desenvolve suas atividades sobre as questões de gênero. 

O momento que vai ser ofertado para os estudantes do IFPE representa um espaço de fortalecimento e enfrentamento da violência contra meninas e mulheres, mesmo no contexto de pandemia. Nesse sentido, Joelma Lima, assistente social do Campus Recife e coordenadora do projeto “Educação Democrática e Direitos Humanos”, destaca a importância de discutir a questão com todas as pessoas: “Informação é poder. Portanto, a intenção da atividade é ser um momento de acolhida e conversa entre todas as meninas e os outros gêneros que se colocarem ali presentes”. 

A profissional ressalta ainda que o encontro será um momento para tecer e fortalecer ainda mais a rede de apoio do Instituto e também socializar informações sobre a rede de acolhimento externa ao Campus. “Na programação do evento prevemos também a troca de contatos de apoio e proteção, sejam eles telefones ou Centros e Hospitais de Referência para o atendimento dessas situações”, explica Joelma. 

Interessados em participar devem se inscrever através do formulário e informar dados como nome, e-mail para contato e número de matrícula e aguardar o link para o encontro. 

Sobre os grupos envolvidos – Durante o período de isolamento social, os grupos de extensão do Instituto vem desenvolvendo atividades em suas redes sociais que abordam temáticas sociais relevantes no mundo contemporâneo. São eles: @negedrecife, @educacaodemocratica_ifpe e @emconexao_ifpe, no Instagram. 

Roda de Conversa “Violência contra meninas e mulheres: como mudar esse quadro?”
Sexta-feira, 21/08 | às 19h
Inscrições através do formulário | Disponível
aqui

Fim do conteúdo