XII Mostra Cinema e Direitos Humanos traz exibições brasileiras e oficinas para o Campus Recife

Evento acontece nos dias 7 e 8 de novembro e será completamente gratuito e aberto ao público

A 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos — Circuito Difusão chega ao Campus Recife a partir desta quinta-feira (7), com exibição de curtas e longas metragens brasileiros da cena contemporânea, além da realização de uma oficina de Cineclubismo. O grande diferencial da mostra é a preocupação com a acessibilidade na exibição dos filmes, disponibilizando recursos comunicacionais adequados para a participação de pessoas com deficiência.

As exibições da Mostra acontecem no Hall, acesso principal ao Bloco A, nos dias 7 e 8 de novembro, nos turnos da manhã e da tarde. Inscrições online serão necessárias para participar da oficina, que disponibiliza 20 vagas através deste formulário. O evento será completamente gratuito e aberto à comunidade acadêmica e público externo.

Sobre a Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Criada em 2006, como uma das estratégias para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), a Mostra vem se consolidando como uma importante estratégia de promoção da cultura e da educação em direitos humanos do Governo Federal. O circuito difusão busca ampliar os espaços de debate sobre os direitos humanos e contribuir para a formação de uma nova mentalidade coletiva baseada no exercício e na construção de laços de solidariedade, respeito às diversidades e compreensão.

Em todo Brasil, a Mostra acontece de setembro a novembro em instituições e espaços culturais de todo o Brasil – cineclubes, pontos de cultura, institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, universidades, museus, bibliotecas, sindicatos, associações de bairros, telecentros, unidades do Sistema S e embaixadas e consulados brasileiros. A Mostra aproxima públicos diversos, tradicionalmente ausentes dos circuitos principais das salas de cinema e festivais.

Confira a programação da 12° Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Campus Recife abaixo:

07 de novembro (quinta-feira)
9h às 12h – Oficina de Cineclubismo – Hall
Inscrições pelo formulário online
ou no local, mediante lotação.
20 vagas.
Gratuito.
Público: estudantes, professores, administrativos e comunidade externa
Resumo:
A Oficina de Cineclubismo, promovida pela equipe da Coord. de Cultura e Arte, promoverá a prática cineclubista no ambiente estudantil do IFPE, ampliando as possibilidades de atuação dos realizadores culturais e comunidade na elaboração, execução, divulgação e avaliação das ações culturais.

14h – Curtas*
A Rua é NÓIZ – 14 min – Documentário – Brasil (2018)
Era um Garoto que Como Eu Amava Os Beatles e os Rolling Stones  – 25 min – Documentário – Brasil (2018)
A Câmera de João – 22min – Ficção – Brasil (2017)
Classificação Livre –  Closed caption
Temáticas: Direito das pessoas com deficiência; Direito à cultura; Direito à Educação; Inclusão Social; Direito da Criança e do adolescente;
Acessibilidade: Legenda oculta e a janela de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

16h –  Curtas*  – Com Audiodescrição
Nós – 6 min – Documentário – Brasil (2017)
À Espera – 22min – Moçambique – (2016)
A Bicicleta do Vovô  – 22min  Ficção (2012)
Temática: Direto dos refugiados /imigração; Direitos da Pessoa Idosa; Direito da pessoa com deficiência; Direito das Mulheres e Direitos da criança e do adolescente.

08 de novembro (sexta-feira
10h – Longa metragem: Heróis* – 70min – Documentário – Brasil (2018)
Local: Hall
Direção: Cavi Borges
Sinopse:
Três Atletas Olímpicos de judô. Três Heróis: Rafaela Silva, Popople Misenga e Rogério Sampaio.
Temática: Direitos Humanos

*As sessões podem ampliar seus recursos de acessibilidade cultural mediante presença de PCD no espaço.
Acessibilidade cultural: closed caption, audiodescrição e libras.