A Escola de Aprendizes Artífices na Campina do Derby

A Escola de Aprendizes Artífices na Campina do Derby

A primeira sede foi instalada no antigo prédio do Mercado Coelho Cintra por publicado: 27/07/2021 14h25 última modificação: 27/07/2021 14h51 Exibir carrossel de imagens

Corria o ano de 1909 quando o presidente da República, Sr. Nilo Peçanha, criava as Escolas de Aprendizes Artífices, uma em cada estado brasileiro. Para seu imediato funcionamento deveriam ser instaladas em edifícios pertencentes à União ou cedidos pelos governos locais.

No Recife, a Escola de Aprendizes Artífices de Pernambuco foi instalada no antigo Mercado Coelho Cintra, na Campina do Derby. Sua inauguração, em 16 de fevereiro de 1910, fora destacada nos principais jornais, como “Diario de Pernambuco”, “Jornal do Recife” e “A Província”.

Este último destacava que “O novo estabelecimento de instrução pública, está instalado magnificamente no antigo edifício do mercado do Derby, que depois dos trabalhos de adaptação ao novo fim a que se destina, nada deixa a desejar, oferecendo todas as comodidades e condições higiênicas.” (A Província, 17 de fev. 1910, p.1)

O período no qual a Escola esteve localizada na Campina do Derby é descrito nas memórias da professora Maria de Jesus Peregrino. Ensinando na Escola de Aprendizes Artífices de Pernambuco desde 1916, a docente rememorava o edifício escolar e sua paisagem, numa época na qual o subúrbio ainda não tinha sido modificado pelas reformas urbanas, como destacado em seu texto “Revivendo o passado”, publicado na Revista “O Artífice”, em edição de maio de 1935.

if (/Android|webOS|iPhone|iPad|iPod|BlackBerry/i.test(navigator.userAgent)) { link.attr('href', link.attr('href').replace('@@nitf_custom_galleria', '@@nitf_custom_galleria?ajax_include_head=1&ajax_load=1')); } else { link.prepOverlay({ subtype : 'ajax', filter : '#content-core > *', width : '524px', wait: true, config : { onLoad: function (e) { Galleria.loadTheme("++resource++collective.nitf/galleria-theme/galleria.nitf_theme.js"); Galleria.configure({ debug: false, show: index }); Galleria.on('loadstart', function (e) { var value_rights = $('a[data-rights][data-index=' + e.index + ']').attr('data-rights'); // Verifying a not defined variable in javascript if (typeof value_rights != 'undefined') { var link_rights = '' + value_rights + ''; } if ($('.galleria-info-description + .copyright').length > 0) { $('.galleria-info-description + .copyright').html(link_rights); } else { $(link_rights).insertAfter('.galleria-info-description'); } }); Galleria.run(".pb-ajax #mediabox"); } } }); } }); }); })(jQuery);

Última atualização em 15/08/2023