Uma nova sede: dos anos 80 aos tempos atuais

Uma nova sede: dos anos 80 aos tempos atuais

por publicado: 27/07/2021 14h42 última modificação: 27/07/2021 14h42 Exibir carrossel de imagens

Elas chegaram com força e volumes jamais vistos anteriormente. As águas do Capibaribe, vizinho à Escola, receberam as intensas chuvas de julho de 1975 (Diário de Pernambuco). A unidade teve todo o seu térreo inundado chegando as águas até o teto. Quando os funcionários conseguiram chegar, pela manhã, encontraram água e lama.

A grande cheia de 1975 entrou para a história e ficou na memória dos Recifenses. Marcou também o final de um período e iniciou outro para a Escola Técnica Federal de Pernambuco. A ETFPE decidiu fugir de futuras enchentes e se voltar para um novo endereço, mais distante da região central onde estava desde 1909.

A Escola já possuía terreno desmembrado do antigo Engenho Curado e doado pelo Ministério da Agricultura, desde 1971, para a instalação do Centro de Engenharia de Operações (AUTRAN, 2020). Nos anos seguintes, a Direção, acompanhada pelo Conselho de Representantes, levou adiante a construção do novo espaço e, a partir de 1983, a mudança de endereço seria realizada.

Desde o primeiro momento, a construção de cada parede carrega em si uma história construída pelos muitos sujeitos que colocaram seus conhecimentos e esforços para sua finalização: Professores foram os responsáveis pela elaboração dos projetos de arquitetura, comunicações, elétrica, paisagístico; Funcionários administrativos estiveram responsáveis por acompanhamento das obras; Estudantes também atuaram como estagiários na construção da nova escola. Memórias que são evocadas por servidores mais antigos da instituição.

Até os dias de hoje, a unidade permanece nesse mesmo endereço, passando a atuar como Cefet-PE, em 1999, e a partir de 2008, como Campus Recife do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). O prédio também abriga, desde essa data, a Reitoria da Instituição e, desde 2019, o nosso CHMD.

if (/Android|webOS|iPhone|iPad|iPod|BlackBerry/i.test(navigator.userAgent)) { link.attr('href', link.attr('href').replace('@@nitf_custom_galleria', '@@nitf_custom_galleria?ajax_include_head=1&ajax_load=1')); } else { link.prepOverlay({ subtype : 'ajax', filter : '#content-core > *', width : '524px', wait: true, config : { onLoad: function (e) { Galleria.loadTheme("++resource++collective.nitf/galleria-theme/galleria.nitf_theme.js"); Galleria.configure({ debug: false, show: index }); Galleria.on('loadstart', function (e) { var value_rights = $('a[data-rights][data-index=' + e.index + ']').attr('data-rights'); // Verifying a not defined variable in javascript if (typeof value_rights != 'undefined') { var link_rights = '' + value_rights + ''; } if ($('.galleria-info-description + .copyright').length > 0) { $('.galleria-info-description + .copyright').html(link_rights); } else { $(link_rights).insertAfter('.galleria-info-description'); } }); Galleria.run(".pb-ajax #mediabox"); } } }); } }); }); })(jQuery);

Última atualização em 15/08/2023