Programas
https://www.ifpe.edu.br/campus/barreiros/assistencia-estudantil/programas
Atualmente, o Campus Barreiros atende a 300 estudantes em situação de vulnerabilidade social e executa o Programa Bolsa Permanência Auxílio Financeiro, normatizado através de Edital Unificado da Reitoria IFPE. Além disso, também trabalha com a modalidade de Programa Bolsa Permanência Benefício Eventual, que atende a situações de vulnerabilidade ocorridas no decorrer do ano letivo.
Conheça as modalidades de programas de assistência estudantil desenvolvidos no IFPE:
PROGRAMAS ESPECÍFICOS
Caracterizam-se por prover condições mínimas sociais aos estudantes em situação de vulnerabilidade social e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e super dotação. Nesses Programas, a análise dos critérios para inscrição, seleção, permanência e valores dos benefícios são de responsabilidade da Coordenação de Assistência Estudantil de cada campus. Considera-se a necessidade de viabilizar a igualdade de oportunidades, contribuir para melhoria do desempenho acadêmico e agir, preventivamente, nas situações de retenção e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras.
Programa de Bolsa Permanência: É um programa de assistência aos estudantes em situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculados nos cursos presenciais oferecidos pelo IFPE, que visa a contribuir para a permanência através de apoio financeiro, com vistas ao atendimento prioritário ao transporte, à alimentação, à moradia e à creche. Este Programa é contempla as seguintes modalidades:
• I. Bolsa Permanência Transporte e alimentação 1 – Destinada a suprir as necessidades dos estudantes com alimentação e transporte que demandem deslocamentos curtos (3,0 a 10,0 Km);
• II. Bolsa Permanência Transporte e alimentação 2 – Destinada a suprir as necessidades dos estudantes com alimentação e transporte que demandem deslocamentos médios (10,0 a 30,0 Km);
• III. Bolsa Permanência Transporte e alimentação 3 – Destinada a suprir as necessidades dos estudantes com alimentação e transporte que demandem deslocamentos longos ( de 30,0Km em diante);
• IV. Bolsa Permanência Creche 1 – Destinada a suprir as necessidades dos estudantes com os cuidados com 01 (um) filho de 0 a 6 anos incompletos;
• V. Bolsa Permanência Creche 2 – Destinada a suprir as necessidades dos estudantes com os cuidados com 02 (dois) filhos de 0 a 6 anos incompletos;
• VI. Bolsa Permanência Creche 3 – Destinada a suprir as necessidades dos estudantes com os cuidados com 03 (três) filhos ou mais que possuam de 0 a 6 anos incompletos;
• VII. Bolsa Permanência Moradia – Destinada a suprir prioritariamente as necessidades dos estudantes que residem fora das sedes dos campi do IFPE;
• VIII. Bolsa Permanência Eventual – Destinada a suprir necessidades temporárias ao desenvolvimento das atividades educacionais, tais como: equipamento de proteção individual, fardamento profissional, óculos, aparelho auditivo, entre outros;
• IX. Bolsa Permanência Auxílio Financeiro – Destinada a suprir necessidades que ainda não foram alcançadas por meio de outros Programas ou em tempo hábil de outros editais.
Programa de apoio à Participação em Eventos: Apoia discentes do IFPE com a concessão de auxílio financeiro para inscrição, deslocamento, estada e alimentação em eventos científicos ou tecnológicos no País e no exterior. O Programa atenderá a discentes regularmente matriculados, prioritariamente aqueles que apresentarão trabalhos em eventos científicos e tecnológicos, observando-se o critério geral da Política da Assistência Estudantil de vulnerabilidade social, observando-se a anuência do orientador e/ou equivalente.
Programa de Apoio a Visitas Técnicas: Visa à concessão de benefício financeiro para custear a participação em visitas técnicas de discentes regularmente matriculados, em disciplinas dos cursos do IFPE ou vinculados a Projetos Institucionais. O Programa atenderá aos estudantes regularmente matriculados nos cursos do IFPE, que atendam ao critério geral da Política da Assistência Estudantil de vulnerabilidade social e necessidades educacionais específicas.
Programa de Assistência ao Estudante do PROEJA: Objetiva conceder benefício financeiro aos estudantes regularmente matriculados, em cursos técnicos médio integrado, ofertados na modalidade de Jovens e Adultos. O Programa de Assistência ao Estudante do PROEJA atenderá o total de estudantes regularmente matriculados, não podendo estes acumularem outros benefícios da Política da Assistência Estudantil. Programa Moradia e Refeitório Estudantis: Destinado aos estudantes dos campi agrícolas com dificuldades em manter residência/moradia com recursos próprios, especialmente aqueles que residem fora da cidade em que o campus se localiza.
Programa Aluno Colaborador: contempla estudantes em vulnerabilidade social, incluindo aqueles afetados por dificuldades emocionais e psicológicas, que necessitam do desempenho de atividades nos diversos setores da Instituição, objetivando promover o seu treinamento para a vida profissional e cultural, oportunizando o estudante a se relacionar com diversos segmentos que ao longo da sua vida irá se deparar.
—————————————-
PROGRAMAS UNIVERSAIS
Os Programas Universais abrangem todos os estudantes. Entretanto, no que se refere à concessão do benefício, considerar-se-ão os critérios de vulnerabilidade social e de necessidades educacionais específicas.
Programa de Acompanhamento Biopsicossocial: Compreende ações de acompanhamento psicológico, orientação pedagógica e social, campanhas educativas, atendimento ambulatorial, assistência médico-odontológica e orientação nutricional aos estudantes.
Programa de Incentivo à Arte e Cultura: objetiva proporcionar ao corpo discente do IFPE a vivência da cidadania através da arte e da cultura, contemplando as seguintes linhas de ação:
1. Benefício financeiro para os discentes envolvidos em Projetos Institucionais, seja como participantes ou como agentes culturais. As atividades artísticas e culturais, desenvolvidas pelos estudantes através dos Projetos Institucionais, deverão ser socializadas com a comunidade acadêmica do IFPE em eventos nos campi e com a comunidade externa.
2. Ajuda de custo para a participação dos estudantes em atividades, tais como: cinema, teatro, museus, mostras, concertos, feiras, dentre outros. Essa participação deverá estar atrelada aos componentes curriculares dos cursos do IFPE, aos quais, o estudante está vinculado, ou a Projetos Institucionais, desenvolvidos por servidores do IFPE.
Programa de Incentivo ao Esporte e Lazer: Objetiva proporcionar ao corpo discente do IFPE a vivência da cidadania através do Esporte e Lazer de acordo com as seguintes linhas de ação:
1. Auxílio ao Estudante-Atleta: oferece benefício financeiro que propicie as condições necessárias, para que os estudantes se dediquem ao treinamento esportivo e possam participar de competições nos âmbitos municipal, estadual, nacional e internacional, permitindo o seu pleno desenvolvimento.
2. Auxílio na Participação em Atividades de Esporte e Lazer: oferece benefício financeiro que propicie as condições necessárias, para que os estudantes participem de atividades de lazer.
————————————-
PROGRAMAS TÉCNICO-CIENTÍFICOS
São programas desenvolvidos pelas áreas estratégicas do Ensino, Pesquisa e Extensão, cuja finalidade principal é o desenvolvimento de programas de natureza técnico-científica que possam contribuir com a formação cultural, científica e ética do estudante. Nesses Programas, os critérios para inscrição, seleção, permanência e valores dos benefícios são de responsabilidade das Pró-Reitorias das áreas estratégicas, em consonância com os Diretores Gerais e os setores correspondentes em cada campus.
Programa de Monitoria: Visa à ampliação dos espaços de aprendizagem, à melhoria da qualidade do ensino e ao desenvolvimento da autonomia e formação integral dos estudantes. O Programa de Monitoria do IFPE é destinado aos estudantes dos cursos técnicos e superiores. O estudante-monitor será orientado sempre por um docente, denominado docente-orientador.
Pibic – técnico e graduação: Visa incentivar a participação de estudantes em projetos de pesquisa. Neste processo se espera proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Pibic ações afirmativas: Tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas insituições de ensino superior. Seu objetivo é oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica.
Pibex: Trata-se de um Programa desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, com o objetivo de apoiar estudantes do IFPE quanto ao desenvolvimento de Projetos (vinculados ou não a Programas) em consonância com a Política de Extensão do Instituto.