IV Semana de Segurança proporciona aprofundamento a estudantes

Convidados e professores do Campus realizaram práticas, palestras e minicursos que complementam a formação dos estudantes de Segurança do Trabalho

A IV Semana de Segurança do Trabalho do Campus Ipojuca ofereceu a estudantes do curso a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos específicos em temas atuais da área. A Semana acontece entre os dias 21 e 23 de abril de 2016.

Uma equipe da ProsegMed e da consultoria Pontes & Lobo apresentou aos estudantes palestra sobre novas possibilidades de atuação do técnico de Segurança no mercado de trabalho. “Se no passado as empresas contratavam técnicos de Segurança do Trabalho apenas para cumprir legislação, hoje mostra que pode ser rentável para a empresa, que a saúde e o bem-estar dos funcionários têm valor”, disse Roberta Lôbo do Vale, sócia diretora da consultoria. Ela, Edinaldo de Lima Pontes, diretor da Prosegmed, e o engenheiro de Segurança Alexandre Tigre falaram sobre os modernos instrumentos de que o técnico pode se valer para garantir vantagens administrativas, organizacionais e tributárias para a empresa.

Taciana Nipo, engenheira e professora do SENAI, apresentou a legislação específica e as melhores práticas dos profissionais de Segurança na Construção Civil, segundo os mais modernos padrões de certificação.

O tenente Rogério França Costa, juntamente com equipe do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, liderou a prática de prevenção e combate a incêndios, já tradicional na Semana de Segurança do Campus e bastante esperada pelos estudantes.

Maria das Dores Vieira e Lenivalda da Silva Nogueira, estudantes do primeiro módulo de segurança, aprovaram a experiência. “Já tivemos prática de combate ao incêndio antes, para aprender a técnica, mas ontem o treinamento foi puxado, muito mais fogo e mais pressão”, contou Maria das Dores. Lenivalda, que também participou do treinamento e das oficinas, diz que está mais apaixonada pelo curso de Segurança depois da Semana: “Eu tinha uma ideia mais vaga sobre a profissão, mas realmente estou vendo como podemos fazer a diferença, proteger a vida das pessoas”.

Minicursos

A professora Walberlena Fonseca ofereceu os minicursos “Taxa de Frequência e Gravidade” e “Método: Árvore das Causas”; a professora Yara Amorim, as oficinas “Transporte de Acidentados” e “Aferição de Sinais Vitais para Leigos”, e a palestra “Doenças Ostomoleculares em Trabalhadores de Frigoríficos”.

Outros docentes e técnicos do curso de Segurança do Trabalho orientaram trabalhos apresentados por estudantes e atuaram em atividades de extensão e na organização da Semana.