Início do conteúdo

Programas


Conheça os principais programas da Assistência Estudantil em curso no Campus Ipojuca do IFPE.

 

Programa de Manutenção Acadêmica:

O Programa de Manutenção Acadêmica do IFPE oferece apoio financeiro a estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e social. Tem por objetivo ampliar as condições de permanência dos/as estudantes do IFPE, contribuindo para a igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas, minimizando os efeitos das desigualdades sociais e culturais, a fim de viabilizar a permanência e o itinerário exitoso de todos os estudantes.

É o programa que substitui o antigo Bolsa Permanência, conforme a nova Política de Assistência Estudantil. O valor da bolsa depende da avaliação da condição socioeconômica do estudante e da disponibilidade orçamentária no semestre.

Para participar do PMA, o estudante precisa se inscrever e ser aprovado no Edital do Programa, que costuma ser publicado sempre no início do semestre acadêmico.

 

Auxílio para Participação em Eventos: oferece recursos para inscrição, deslocamento, estadia e alimentação em eventos científicos ou tecnológicos de que o estudante vá participar fora da Região Metropolitana, em outro Estado ou país. Pode ser solicitado a qualquer momento, com o máximo de antecedência possível.

Documentos necessários para a inscrição.

Baixe os formulários e modelos de declaração.

 

Auxílio para Visitas Técnicas: recursos para custear alimentação, estadia ou transporte em visitas técnicas de disciplinas de cursos do IFPE, ou vinculadas a Projetos Institucionais. Deve ser solicitado pelo professor da disciplina ou coordenador do projeto, com o máximo de antecedência possível.

Documentos necessários para a inscrição.

Baixe os formulários e modelos de declaração.

 

Auxílio Financeiro: concedido a estudantes cujas necessidades ainda não foram alcançadas por meio de outros Programas ou em tempo hábil de outros editais. Trata-se de um valor único, que pode ser repassado em qualquer período do ano letivo.

Documentos necessários para a inscrição.

Baixe os formulários e modelos de declaração.

 

Benefício Eventual: custeia a compra materiais de apoio ao desenvolvimento das atividades educacionais, tais como: equipamento de proteção individual, fardamento profissional, óculos, aparelho auditivo, entre outros. Este auxílio também pode ser concedido nos casos de necessidades provenientes de nascimento, morte, situação de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública. O estudante poderá solicitar o benefício a qualquer momento do ano letivo.

Documentos necessários para a inscrição.

Baixe os formulários e modelos de declaração.

Última atualização em 27/02/2024

Fim do conteúdo