Campus promove roda de conversa sobre câncer de mama

Servidoras e estudantes do Campus Ipojuca realizaram ação de extensão na comunidade de Vila California, vizinha ao Campus, como parte da campanha Outubro Rosa

O IFPE-Campus Ipojuca tomou parte na campanha Outubro Rosa com uma ação de extensão realizada na Vila California, comunidade vizinha ao Campus. O encontro foi realizado na Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em parceira com a direção da instituição.

Convidada pelo Núcleo de Gênero do Campus Ipojuca, a professora Iraneide Santos, que é enfermeira, falou sobre a importância do autoexame e de consultas médicas periódicas na prevenção ao câncer da mama. A discussão foi organizada em torno de mitos e verdades sobre a doença, e também incluiu uma orientação geral sobre saúde da mulher, com dicas de alimentação, por exemplo.

A professora Jane Palmeira, psicóloga e diretora de Ensino do Campus Ipojuca, também participou da conversa, falando sobre dificuldades enfrentadas pelo paciente de câncer, do ponto de vista de pessoas que venceram a doença.

A organização da atividade ficou a cargo de Luciene Souza, Danielle Ferreira e Katia Santiago, servidoras que compõem o Núcleo de Gênero do Campus Ipojuca. Elas aproveitaram a oportunidade também para apresentar trabalhos e projetos do IFPE à comunidade vizinha.

Fizeram parte da ação também a equipe do projeto de extensão “Arte e Cultura: uma proposta integradora” e o grupo de música do Núcleo de Arte e Cultura do Campus, coordenados pela professora Luciene Souza.