História da Química inspira licenciandos em Workshop

Contribuições da Alquimia e da Química Moderna estiveram em pauta no V Workshop da Licenciatura em Química aconteceu nos dias 06 e 07 de Abril, no Campus Ipojuca

Trabalhos dos licenciandos do Campus Ipojuca foram destaque no V Workshop da Licenciatura em Química, que teve por tema “A história  da Química: práticas e a construção da Ciência”. O Workshop aconteceu nos dias 06 e 07 de Abril, aberto à comunidade acadêmica do IFPE e ao público em geral.

No primeiro dia de evento, os estudantes do IV Módulo organizaram uma aula em formato de contação de histórias, sobre as contribuições da Alquimia para a Química. Em oficina, as licenciandas Elenice Gomes e Raquelly Virginia realizaram e explicaram, com ps recursos atuais da Ciência, alguns dos experimentos de transmutação desenvolvidos na Idade Média.

A Química Moderna também esteve em pauta, com trabalhos dos discentes sobre o estabelecimento da Química Orgânica como campo de estudo (Joanderson Lacerda e Douglas Lopes) e a contribuição de cientistas mulheres para a Radioatividadade (José Felipe da Cunha, com orientação do professor Pietro Paolo).

Os licenciandos também se valeram de temas atualíssimos para explorar conhecimentos de Química: Carlos Augusto dos Anjos e Rafael Araújo falaram sobre funções orgânicas e a química dos fármacos a partir da automedicação; e Jônatas Lemos e Ormano Jaques abordaram as armas químicas na história das guerras que já assolaram o mundo.

Clique em “Mais Fotos” para ver outras imagens das apresentações dos estudantes.

DOCENTES – O Workshop também foi oportunidade para os licenciandos do Campus se aprofundarem em práticas pedagógicas e trocarem experiências nas áreas de pesquisa a extensão. No encerramento do Workshop, a professora Simone Melo orientou uma roda de conversa entre licenciandos e docentes do curso.

O V Workshop da Licenciatura em Química ainda contou com a palestra inaugural do professor Ribamar Santos, sobre as recentes descobertas no segmento das máquinas moleculares; e com workshop sobre a estrutura do Sol e a energia solar, oferecido pelo Núcleo de Astronomia do Campus, coordenado pelo professor Marcelo Amorim.

O V Workshop da Licenciatura em Química foi organizado pelos estudantes do IV Módulo da Licenciatura em Química, sob orientação da professora Maristela Andrade da Silva, coordenadora do curso de Licenciatura em Química.