IFPE Ipojuca completa 15 anos com agenda de celebrações

Comemorações mobilizaram a comunidade acadêmica e celebraram conquistas e planos futuros

O Campus Ipojuca do IFPE, completou nesta semana, 15 anos de operação e dedicação à educação profissional e tecnológica no litoral sul pernambucano. A agenda de comemorações incluiu uma roda de conversa com profissionais egressos, atividades lúdicas, solenidade comemorativa e homenagens.

A solenidade comemorativa, realizada nesta quinta-feira (15), contou com a presença do reitor do IFPE, professor José Carlos de Sá, de membros da gestão e da comunidade acadêmica e também de parceiros do Campus em sua trajetória de ensino, pesquisa e extensão. Veja aqui as fotos da solenidade e festa do dia 15/01.

“O Campus Ipojuca é muito representativo de um momento marcante da educação profissional e tecnológica, quando passou a haver mais investimentos na rede federal, na perspectiva da ampliação de oportunidades de educação e trabalho e da sinergia com os arranjos produtivos locais”, afirmou Sá.

Em seu pronunciamento, a diretora-geral do Campus, professora Viviane Lucy Santos, destacou o papel e a contribuição dos estudantes, “nossa razão de existir”, servidores e colaboradores na construção do IFPE-Campus Ipojuca. “Quantas aulas dadas, provas aplicadas, pagamentos emitidos, matrículas realizadas? Quantos livros emprestados, parcerias firmadas, estágios homologados? Todas essas atividades cotidianas são essenciais para levarmos adiante a missão do Instituto“, disse.

Também compuseram a mesa de honra o secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim, que falou sobre a intensificação das parcerias entre o IFPE e o município; e a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Juliana Andrade. O professor Enio Camilo de Lima, que foi diretor do Campus Ipojuca durante 12 anos e um dos servidores homenageados, também foi convidado a falar e recuperou um pouco da história de implantação e expansão do Campus.

Foram destacados para receber a homenagem, representando os servidores e colaboradores do Campus, alguns daqueles com maior tempo em exercício no Campus: os professores Ana Paula Aguiar, André Oliveira, Enio Camilo de Lima, Eraldo Alves e Luiz Carlos Araújo; o bibliotecário Thiago Melo; e a coordenadora de serviços gerais Josenilda Laurentino da Silva. Michele Rodrigues, representante da Unilever Brasil, recebeu também a homenagem concedida à empresa, como reconhecimento pelas parcerias entre o Campus e empresas da região ao longo dos anos.

Bate-papo com egressos As comemorações pelos 15 anos do Campus Ipojuca começaram, esta semana, com a realização de uma roda de conversa entre estudantes e profissionais egressos do Campus.

Os depoimentos dos ex-alunos foram carregados de emoção e incentivo aos atuais estudantes, e recuperaram um pouco da história do IFPE Ipojuca. “Eu vinha todos os dias de Olinda até Ipojuca para fazer o curso técnico na área que eu gostava. Cada um tem suas batalhas, mas você tem que ter responsabilidade consigo mesmo, com seu futuro”, contou Felipe Lino, egresso do curso técnico em Automação Industrial e atualmente engenheiro da Petroquímica Suape. “É preciso ter amor pelo curso, pela área que você escolheu, e saber que você pode sempre ir evoluindo e traçando novos objetivos”, completa Tainá Cavalcanti, egressa de Construção Naval e hoje coordenadora de Planejamento da fabricante de lanchas NX Boats.

Além deles, participaram da mesa também Crisanto Izídio Junior, egresso do curso técnico em Química; Ana Carla Duque, do técnico em Segurança do Trabalho; e Rafael Araújo, da Licenciatura em Química. Veja as fotos da mesa com egressos do Campus.

Gincana comemorativa – Ao longo da semana, estudantes do Campus capitanearam as equipes concorrentes em uma Super Gincana comemorativa dos 15 anos do Campus. Eles se envolveram em provas esportivas, culturais e sociais, como futebol e vôlei mistos, mostra de talentos artísticos, fotografia e arrecadação de alimentos (saiba mais sobre a gincana). Na terça-feira pela manhã, uma curiosa prova testou o poder de influência das equipes, que precisaram arregimentar seguidores para um “abraço no Campus” seguido de parabéns.

No cômputo geral da competição, a equipe Azul venceu a Super Gincana dos 15 anos. Os participantes mais assíduos ganharam medalhas exclusivas, e a equipe vencedora recebeu também um troféu na solenidade da quinta-feira. Veja as fotos das provas e da premiação.

História –  O Campus Ipojuca do IFPE foi inaugurado em 2007, ainda como unidade de ensino descentralizada do antigo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica (CEFET), com os cursos técnicos subsequentes em Automação Industrial, Química e Segurança do Trabalho. As aulas iniciaram já em novembro de 2007.

Em maio de 2008, o Campus Ipojuca passou a operar em sede própria, ainda com parte das obras em andamento. Em 11 de novembro de 2009, houve a solenidade de inauguração do prédio definitivo do Campus, com a presença do então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do então governador Eduardo Campos.

Desde então, a estrutura física e humana do Campus foi ampliada para atender a mais estudantes (são cerca de 800, todo semestre) e à implementação de novos cursos. Hoje, o Campus Ipojuca conta com seis blocos permanentes, anexos modulares, dezenas de salas de aula e laboratórios, atendendo a dez cursos em três modalidades de ensino: dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Mecânica e Segurança do Trabalho); seis cursos técnicos subsequentes (Automação Industrial, Construção Naval, Mecânica, Petroquímica, Química e Segurança do Trabalho); e dois cursos superiores: Bacharelado em Engenharia Mecânica e Licenciatura em Química.