Núcleo de Astronomia participa de Encontro Nacional

Trabalho de núcleo do Campus foi apresentado no XX Encontro Nacional de Astronomia, que ocorreu no Rio de Janeiro, entre 02 e 05 de novembro

O Núcleo de Astronomia do Campus Ipojuca participou, com o trabalho “As Três Marias e o Sol”, do XX Encontro Nacional de Astronomia. O evento ocorreu no Planetário da cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 02 e 05 de novembro.

Acesse o site do XX ENAST

O trabalho do Núcleo consistiu no desenvolvimento de uma ferramenta didática voltada para a superação de obstáculos epistemológicos decorrentes de concepções ingênuas sobre o Sol e o espaço. A ferramenta proposta permite mostrar, por exemplo, que o brilho aparente de uma estrela depende da distância em que ela se encontra da Terra, e que sua luminosidade está relacionada com características como dimensões e temperatura.

O Núcleo de Astronomia foi representado no XX Enast por seu coordenador, o professor de Física Marcelo Antônio Amorim, e pela estudante Edite Maria dos Anjos. Os estudantes Ana Catarine Lima, Denes Farias, Eryka Nascimento e Wellington Francisco da Silva também fazem parte da equipe do trabalho.