Arinter oferecerá oportunidades de intercâmbio em 2019

Palestra organizada pela Assessoria de Relações Internacionais no IFPE deu dicas de como buscar oportunidades e se preparar para estudar no exterior

O Campus Ipojuca do IFPE recebeu, na última quarta-feira 21, convidados da Assessoria de Relações Internacionais do IFPE para falar sobre a internacionalização do instituto. A palestra abordou diferentes oportunidades para estudantes que têm interesse em complementar sua formação no exterior.

A assessora de Relações Internacionais do Instituto, Jussara Pimentel, disse que estão previstas para 2019 novas seleções para mobilidade estudantil no IFPE, para todas as modalidades de ensino. “É preciso que o estudante fique atento, busque as informações sobre internacionalização na página do IFPE e consulte os editais sempre que saírem”, sugere ela.

“Também é importante que o estudante se prepare, mesmo antes da publicação da chamada para intercâmbio, porque as seleções são muito competitivas”, afirma Pimentel. Como caminho para participar de um intercâmbio no exterior, a Arinter destaca o envolvimento em projetos de pesquisa e de extensão (como bolsistas ou voluntários) e o investimento na aprendizagem de idioma estrangeiro.

O estudante do Campus Ipojuca tem a possibilidade de estudar inglês gratuitamente no Centro de Línguas e Libras Estrangeiras (CELLE), que abre edital de seleção a cada semestre.

Além disso, o IFPE também aderiu ao programa Idiomas Sem Fronteiras, que oferece o curso à distância My English Online (MEO), em cinco níveis diferentes. Para se fazer o curso, estudantes e servidores devem se inscrever no site http://isfaluno.mec.gov.br/.

EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL – A Arinter também trouxe duas convidadas para falar aos estudantes sobre oportunidades e experiência internacional.

A professora do IFPE Camila Lima, por exemplo, participou da edição de 2017 do Projeto Unleash, laboratório de inovação internacional que reúne anualmente 1000 pessoas de todo o mundo que têm propostas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, metas fixadas para 2030 pelas Nações Unidas. “Qualquer pessoa com boas ideias de empreendimentos para o Desenvolvimento Sustentável pode participar” disse Lima. Ela desenvolveu um aplicativo voltado à agricultura familiar, inscreveu-se na seleção e foi à edição do encontro realizada na Dinamarca. “Para implementar ideias novas, você precisa se comunicar, interagir. É isso que o projeto proporciona”.

A consultora Livia dos Santos falou também sobre a experiência de intercâmbio cultural como au pair, em que jovens podem passar uma temporada estudando inglês e trabalhando em casas de família nos Estados Unidos. “O programa é voltado para pessoas de 18 a 26 anos preparadas para assumir responsabilidades em tempo integral, nessa modalidade de intercâmbio regulamentada pelo governo americano”, explicou.

Nos últimos anos, o IFPE vêm trabalhando para aprofundar o processo de internacionalização, por exemplo com a assinatura de convênios com universidades e institutos estrangeiros, a consolidação dos Centros de Libras e Línguas Estrangeiras (CELLEs) nos Campi do IFPE e a oferta gratuita de testes de proficiência em inglês, como o TOEFL e o TOIC. Visite a página da Arinter no Portal do IFPE.