IFPE Ipojuca encerra a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento com tema central voltado para Inteligência Artificial contou com 20 atividades.

O IFPE Campus Ipojuca encerrou na noite desta sexta-feira (27), a edição 2020 da sua Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. O evento aconteceu durante 3 dias, de 25 a 27 de outubro, pela primeira vez, exclusivamente de forma virtual, devido ao contexto da pandemia.

O tema central deste ano foi: “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. Sobre o tema central e áreas afins, foram realizadas entre palestras, minicursos e mesa redondas, 22 atividades, que tiveram o envolvimento direto na execução das atividades de muitos profissionais, estudantes, professores e pesquisadores de dentro e de fora do Instituto.

O chefe do Departamento de Pesquisa e Extensão (DPEX) do Campus e coordenador do evento, professor Victor Wanderley, comentou sobre o momento do evento: “Em tempos de pandemia, infelizmente, tivemos que adaptar várias dinâmicas da nossa instituição, dentre elas, os eventos institucionais. No entanto, o fato do evento ser on-line não tirou seu brilhantismo e nem abrandou as importantes discussões acadêmicas, tanto com a comunidade interna como com a comunidade externa do Campus Ipojuca”.

Sobre o evento em si, o gestor ressaltou: “Foi um evento construído a várias mãos pela comissão organizadora, tornando-o pluri desde sua concepção até a sua execução. Como todo evento acadêmico, não poderíamos deixar de contar com a presença estudantil como monitores no evento. Neste modelo on-line, os monitores foram protagonistas na condução das salas virtuais de transmissão, conduzindo a transmissão com maestria das atividades. Todo esse movimento, protagonismo estudantil, participação da comunidade, envolvimento dos palestrantes convidados, nos permite avaliar como um evento super exitoso”.

A Semana é um evento nacional de popularização da ciência, liderado pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações – MCTIC. Acontece sempre entre outubro e novembro, mobilizando instituições de pesquisa e ensino, que realizam os mais variados tipos de eventos de divulgação da produção científica de todo o Brasil.

Já a Diretora Geral do Campus Ipojuca, professora Viviane Lucy, ressalta: “Foi muito importante a manutenção da edição deste ano do evento mesmo diante dos desafios, agradeço a condução dos trabalhos pela DPEX, a atuação da comissão organizadora, o trabalho dos monitores e a participação de toda a comunidade acadêmica”.